A EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL E EM PORTUGAL:
ADEQUAÇÕES ÀS LEGISLAÇÕES E NORMATIVAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82874Keywords:
covid-19, educação infantil, legislação educacional, Brasil, PortugalAbstract
Este ensaio acadêmico, de caráter documental, insere-se nos estudos que vêm sendo realizados no âmbito do Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social. A pesquisa investiga, por meio da metodologia educação comparada (FERREIRA, 2008), a função social das escolas de educação infantil nas camadas populares, no Brasil e em Portugal, durante a Pandemia da covid-19. Aqui, busca-se compreender as adequações realizadas em legislações e normativas educacionais para a educação infantil durante esse período. Entre os resultados, tem-se que, enquanto em Portugal, por meio do seu governo central, as escolas foram amparadas com suporte legal, ágil e objetivo, no Brasil, foram especialmente os estados e municípios que, na ausência de orientação nacional, buscaram suprir os desacertos do governo federal.
References
Civil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/
constituicaocompilado.htm. Acesso em: 23 jun. 2021.
BRASIL. Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Diário Oficial [da]
República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 mar. 2020e.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm.
Acesso em: 6 dez. 2021.
BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Diário Oficial [da] República
Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 ago. 2020g. Disponível em:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-deagosto-de-2020-272981525. Acesso em: 8 dez. 2021.
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Diário Oficial [da]
República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 1.º abr. 2020a.
Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-
de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 1.º nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Lei de Diretrizes e
Bases Nacionais. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/
seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 2 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional
Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2017. Disponível em: http://
basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 10 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP
nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do
Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 abr. 2020f. Disponível em: http://portal.
mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp
005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 6 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP
nº 9/2020, de 8 de junho de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do
Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 8 jun. 2020b. Disponível em: http://portal.
mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=147041-pcp
009-20&category_slug=junho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP
nº 11/2020, de 7 de julho de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do
Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 jul. 2020c. Disponível em: http://portal.
mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp
011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 7 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2,
de 10 de dezembro de 2020d. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil,
Poder Executivo, Brasília, DF, 10 dez. 2020d. Disponível em: http://portal.mec.
gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167141-rcp002-
20&category_slug=dezembro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP
nº 6/2021, de 6 de julho de 2021. Diário Oficial [da] República Federativa do
Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 6 jul. 2021b. Disponível em: http://portal.
mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=195831-pcp
006-21&category_slug=julho-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 7 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/
CP nº 2, de 5 de agosto de 2021. Diário Oficial [da] República Federativa do
Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 ago. 2021a. Disponível em: https://www.
in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-5-de-agosto-de-2021-336647801.
Acesso em: 7 dez. 2021.
CASTRO, Mayara Alves de; VASCONCELOS, José Gerardo; ALVES, Maria Marly.
Estamos em casa!: narrativas do cotidiano remoto da educação infantil em tempo
de pandemia. Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, Fortaleza, v. 2,
n. 1, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/
article/view/3716. Acesso em: 4 jul. 2021.
COELHO, Nara; ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha. A função social da escola
pública e suas interfaces. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE,
10., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2011. Disponível em: https://
educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6443_3792.pdf. Acesso em: 23 jun. 2021.
FERREIRA, António Gomes. O sentido da educação comparada: uma compreensão
sobre a construção de uma identidade. Revista Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2,
p. 124-138, maio/ago. 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/
ojs/index.php/faced/article/download/2764/2111. Acesso em: 28 abr. 2021.
FIOCRUZ. Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia. Rio de
Janeiro, 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/impactos-sociais-economicos-culturais-e-politicos-da-pandemia. Acesso em: 16 out. 2021.
FRUG, Manuela. Em Portugal a retomada das aulas foi parcial. In: MIND LAB. Blog
Educador 360, São Paulo, 22 jul. 2020. Disponível em: https://educador360.com/
gestao/em-portugal-a-retomada-das-aulas-foi-parcial/. Acesso em: 20 jun. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo:
Atlas, 2002.
MARTINS, Silvia Helena Vieira; CRUZ, Cristiane Amorim. A educação infantil e
demandas postas pela pandemia: intersetorialidade, identidade e condições para
o retorno às atividades presenciais. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. esp.,
p. 147-174, jan./jan. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.
2021.e79003. Acesso em: 16 dez. 2021.
MELO, Rozana Machado Bandeira. É brincando que se aprende: a experiência Te-
Arte na educação infantil. Curitiba: Appris, 2015.
NÓVOA, Antônio. Ilusões e desilusões da educação comparada: política e
conhecimento. Educação, Sociedade e Culturas, v. 51, n. 1, p. 13-31, 2017.
Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC51_Antonio.
pdf. Acesso em: 23 jun. 2021.
OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach; LAGE, Lucas da Costa; BUENO, Tamara
Insauriaga. Infâncias conectadas na pandemia de Covid-19: construções
emergentes na educação infantil. Revista de Educação da Universidade Federal do
Vale do São Francisco, Petrolina, PE, v. 10, n. 22, p. 600-628, 2020. Disponível
em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1260.
Acesso em 22 abr. 2021.
PORTUGAL. Assembleia da República. Lei nº 46/86, de 14 de outubro de 1986.
Lei de Bases do Sistema Educativo. Diário da República Eletrônico, Poder
Legislativo, Lisboa, 14 out. 1986. Disponível em: https://dre.pt/web/guest/
pesquisa//search/222418/details/normal?p_p_auth=D688OvBC. Acesso em: 11
maio 2021.
PORTUGAL. Assembleia da República. Lei nº 5/97 de 10 de fevereiro de 1997. LeiQuadro da Educação Pré-Escolar portuguesa. Diário da República Eletrônico,
Poder Legislativo, Lisboa, 10 fev. 1997. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/
sites/default/files/EInfancia/documentos/lei-quadro_educacao_pre-escolar.pdf.
Acesso em: 23 dez. 2021.
PORTUGAL. Ministério da Educação. Direção-Geral da Educação. Orientações
Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa, 2016. Disponível em: https://
www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf. Acesso
em 11 maio 2021.
PORTUGAL. Presidência da República. Contributos para o apoio e acompanhamento
a distância, na Educação Pré-Escolar. Lisboa, 2021c. Disponível em: https://www.
dge.mec.pt/noticias/contributos-para-o-apoio-e-acompanhamento-distancia-na-educacao-pre-escolar. Acesso em: 4 dez. 2021.
PORTUGAL. Presidência da República. Decreto do Presidente da República nº 10-
A/2020, de 13 de março de 2020. Diário da República Eletrônico, Poder Executivo,
Lisboa, 13 mar. 2020a. Disponível em: https://dre.pt/web/guest/pesquisa//
search/222418/details/normal?p_p_auth=D688OvBC. Acesso em: 20 nov. 2021.
PORTUGAL. Presidência da República. Decreto do Presidente da República nº 17-
A/2020, de 2 de abril de 2020. Diário da República Eletrônico, Poder Executivo,
Lisboa, 2 abr. 2020b. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-presidente-republica/17-a-2020-131068115.
Acesso em: 5 maio 2021.
PORTUGAL. Presidência da República. Decreto do Presidente da República nº 10-
B/2021, de 4 de fevereiro de 2021. Diário da República Eletrônico, Poder
Executivo, Lisboa, 4 fev. 2021a. Disponível em: https://dre.pt/dre/LinkFicheiroA
ntigo?conteudoId=156546167. Acesso em: 10 out. 2021.
PORTUGAL. Presidência da República. Decreto do Presidente da República nº 11-
A/2021, de 11 de fevereiro de 2021. Diário da República Eletrônico, Poder
Legislativo, Lisboa, 11 fev. 2021b. Disponível em: https://files.dre.pt/1s/2021
/02/02901/0000200005.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.
PORTUGAL. Presidência da República. Nota de abertura. Lisboa, 2020c.
Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/boletim/nota_de_
abertura_noesis_boletim_dge47_apoio_as_escolas_maio2020.pdf. Acesso em:
4 dez. 2021.
PORTUGAL. Presidência da República. Orientações Reabertura da Educação PréEscolar. Lisboa, 2020d. Disponível em: https://www.portugal.gov.pt/downloadficheiros/ficheiro.aspx?v=%3D%3DBAAAAB%2BLCAAAAAAABACztDSyAADHWq9CB
AAAAA%3D%3D. Acesso em: 28 dez. 2021.
PRODANOV, Cléber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho
científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo
Hamburgo, RS: Universidade Feevale, 2013.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 55.771, de 26 de fevereiro de 2021. Diário
Oficial [do] Estado, Poder Executivo, Porto Alegre, 26 fev. 2021a. Disponível em:
https://leisestaduais.com.br/rs/decreto-n-55771-2021-rio-grande-do-sul-institui-medidas-sanitarias-extraordinarias-para-fins-de-prevencao-e-de-enfrentamento-a-pandemia-causada-pelo-novo-coronavirus-covid-19-no-ambito-do-estado-do-rio-grande-do-sul.
Acesso em: 19 set. 2021.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 55.882, de 15 de maio de 2021. Diário Oficial
[do] Estado, Poder Executivo, Porto Alegre, 15 maio 2021b. Disponível em:
https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/202106/14111323-decreto-55882-
2021-sistema-3as-monitoramento.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.
SÃO LEOPOLDO (RS). Decreto nº 9.917, de 11 de agosto de 2021. Diário Oficial
[do] Município, Poder Executivo, São Leopoldo, 11 ago. 2021. Disponível em:
https://www.saoleopoldo.rs.gov.br/download_anexo/Dec.%209.917%20-%20
Altera%20o%20Dec.%209.890%20-%20COVID.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.
SARMENTO, Teresa; SILVA, Daniela. Queo a minha shela, queo os amigos: refletir
o isolamento social de bebés em tempos de pandemia, na base de uma
experiência vivida em Portugal. Zero-a-Seis, Universidade Federal de Santa
Catarina, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 1206-1228, 2020. Disponível em: https://
doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1206. Acesso em: 14 jun. 2021.
SILVEIRA, Juliano. O teletrabalho coletivo durante a pandemia da Covid-19: um
relato de experiência na educação infantil de Florianópolis. Zero-a-Seis,
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 316-332,
2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/
view/76802. Acesso em: 30 jun. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Elenise Marks, Dinora Tereza Zucchetti, Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto, Luís Miguel Gonçalves de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)