O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92624

Keywords:

pandemia da COVID-19, ensino remoto emergencial, tecnologias digitais

Abstract

O artigo discute o uso das tecnologias digitais nas práticas de ensino e aprendizagem durante a pandemia do Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), a partir da percepção de estudantes das escolas públicas do Rio Grande do Norte (RN). Constitui um relato de pesquisa de doutorado em andamento, fundamentada na abordagem multimétodo. Os dados relatados referem-se à fase quantitativa e foram recolhidos via questionários on-line e impressos e analisados mediante a análise estatística, com o apoio do software IBM SPSS Statistics – versão 27. Celulares, ambientes virtuais de aprendizagem, aplicativos de trocas de mensagens e webconferência foram as tecnologias mais utilizadas pelos estudantes durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Houve, igualmente, o uso de materiais impressos, resultante da falta de acesso às tecnologias digitais. Além disso, o uso dos recursos digitais após o ensino remoto foi ampliado e percebeu-se uma postura mais ativa e autônoma dos estudantes face à sua aprendizagem.

Author Biographies

Maria do Socorro Souza , Universidade de Lisboa (ULisboa)

Doutoranda em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal.

Neuza Sofia Guerreiro Pedro, Universidade de Lisboa (ULisboa)

Professora doutora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal.

References

BONILLA, M. H. S.; OLIVEIRA, P. C. S de. Inclusão digital: ambiguidades em curso. In: BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. de L. (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. v. 2. p. 23-48.

BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. de L. Apresentação. In: BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. de L (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 9-13.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 3 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20nº%20343-20-mec.htm. Acesso em: 18 fev. 2023.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC). TIC Domicílios 2020. [S. l.: s. n.], 2021. Disponível em: https://www.cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2020_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

CRESWELL, J. W. A concise introduction to mixed methods research. Califórnia: Sage Publications, Inc., 2015.

DOROTEA, N.; PEDRO, N. S. G. Provas digitais online na avaliação formativa: exploração das práticas e conceções dos professores. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL TIC NA EDUCAÇÃO, 9., 2015, Braga. Atas [...]. Braga: UMinho, 2015. p. 484-489. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/55388. Acesso em: 10 fev. 2023.

INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil: resultados 2020. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Diagramação-Pulso.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.

MESSINA, G. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa. [S. l.], n. 114, p. 225-233, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/pvQTSjNjyR4nkqGjkLTv9DJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2023.

MOREIRA, A.; PINHEIRO, L. OMS declara pandemia de coronavírus. G1. Rio de Janeiro, 11 mar. 2020. Bem-estar. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/11/oms-declara-pandemia-de-coronavirus.ghtml. Acesso em: 12 mar. 2023.

OLIVEIRA, C. A. de; AMANCIO, J. R. de S. Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados. Devir Educação, [S. l.], p. 323-340, 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/455. Acesso em: 14 abr. 2022.

OLIVEIRA, I.; AMANTE, L. Nova cultura de avaliação: contextos e fundamentos. In: AMANTE, L.; OLIVEIRA, I. (coord.). Avaliação das aprendizagens: perspectivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta-LE@D, 2016. p. 41-53.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Distance learning solutions. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/solutions. Acesso em: 14 fev. 2023.

RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte. Painel de Estudantes: monitoramento da educação. Natal, 2023. Disponível em: https://sigeduc.rn.gov.br/sigeduc/public/transparencia/pages/ensino/estudantes.jsf. Acesso em: 3 mar. 2022.

RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte. Portaria-SEI nº 250, de 15 de julho de 2021. Dispõe sobre o Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte. Diário Oficial [do] Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 16 jul. 2021. Disponível em: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/documentos/00000001/20210716/730635.htm. Acesso em: 10 mar. 2023.

RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte. Portaria-SEI nº 184, de 04 de maio de 2020. Dispõe sobre as Normas para reorganização do planejamento curricular do ano de 2020, com a finalidade de orientar os Planos de Atividades e a inclusão de atividades não presenciais na Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Norte, em regime excepcional e transitório, durante o período de isolamento social motivado pela pandemia da COVID-19. Diário Oficial [do] Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 5 maio 2020. Disponível em: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=

&data=20200505&id_doc=681841. Acesso em: 10 mar. 2023.

SCIENTIX. Online survey on teachers’ practices and use of educational technologies during the covid-19 pandemic. [S. l.: s. n.], 2021. Disponível em: http://www.scientix.eu/covid19-survey. Acesso em: 8 fev. 2023.

SILVA, M. Fundamentos da avaliação da aprendizagem: da sala de aula presencial à plataforma de e-learning. In: AMANTE, L.; OLIVEIRA, I. (coord.). Avaliação das Aprendizagens: perspectivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta-LE@D, 2016. p. 54-74.

SOUZA, M. do S.; PEDRO, N. S. G.; COLLING, J. O uso das TIC no ensino remoto: uma revisão de literatura. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/64491. Acesso em: 23 jun. 2023.

Published

2023-12-28