UMA ABORDAGEM REFLEXIVA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA:
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A ANÁLISE CRÍTICA DE OBRAS LITERÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93476Keywords:
Leitura, Letramento, Sequência didáticaAbstract
Este artigo tem como principal objetivo mostrar como foram construídas as obras para o ensino fundamental II e médio, provenientes do projeto Propostas pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura no ensino fundamental II e médio. O referido projeto teve por objetivo ensinar a Língua Portuguesa e a Literatura por meio de sequências didáticas abarcando obras literárias com temáticas específicas para cada série do ensino fundamental II e do ensino médio. As obras do 6º ao 9º ano versaram sobre os gêneros aldravia, poema construído a partir de seis versos univocabulares, o ex-libris marca de proveniência do século XIX e o ex-aldraviLIBRIS, que é a simbiose entre os gêneros aldravia e ex-libris, em que a escrita e a linguagem visual deverão constituir uma única peça artística. Já as do ensino médio, trabalharam com narrativas de terror, suspense, literatura de autoria feminina negra e distopia. O presente artigo se pautou nos pressupostos teóricos e metodológicos de Candido (1995), Cosson (2022), Koch e Elias (2006), Soares (2002), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Coscarelli (1996). Os referidos autores foram lidos por trazerem discussões sobre letramento literário, sequências didáticas, leitura, ensino de literatura, sequências básicas e expandidas. Tais assuntos fomentaram tanto a feitura do projeto quanto a elaboração deste artigo.
References
AGUIAR, V. T. de (Org.) Era uma vez… na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: _______. Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
COSCARELLI, C. V. O ensino da leitura: uma perspectiva psicolinguística. In: Boletim da Associação Brasileira de Linguística. Maceió: Imprensa Universitária, p. 163-174, dez. 1996
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo, Contexto, 2022.
_______. Letramento literário teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2022.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, R; CORDEIRO, G. S. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2011.
PINTO, E. M. Estratégias de leitura. In: Anais do SIELP, 2012, Uberlândia. Anais Eletrônicos [...]. Uberlândia, 2012. Disponível em: volume_2_artigo_110.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.
SILVA, P. G. F. da; SANTOS, M. R. B. dos. Alfabetização e letramento: conceitos e diferenças. In: Conedu, Congresso Nacional de Educação, Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos, n. 7, 2020, Maceió. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_ EV140 _MD1 _ SA8_ ID 304_01102020180233.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
SOARES, L. L.; SOUSA, R.-M. M. de O. O letramento literário na formação do autor. In: Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, v. 6, n. 2, p. 1-22, 2020.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Artur Lucinda Gonçalves, Patricia Pedrosa Botelho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)