UMA ABORDAGEM REFLEXIVA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA:

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A ANÁLISE CRÍTICA DE OBRAS LITERÁRIAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93476

Keywords:

Leitura, Letramento, Sequência didática

Abstract

Este artigo tem como principal objetivo mostrar como foram construídas as obras para o ensino fundamental II e médio, provenientes do projeto Propostas pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura no ensino fundamental II e médio. O referido projeto teve por objetivo ensinar a Língua Portuguesa e a Literatura por meio de sequências didáticas abarcando obras literárias com temáticas específicas para cada série do ensino fundamental II e do ensino médio. As obras do 6º ao 9º ano versaram sobre os gêneros aldravia, poema construído a partir de seis versos univocabulares, o ex-libris marca de proveniência do século XIX e o ex-aldraviLIBRIS, que é a simbiose entre os gêneros aldravia e ex-libris, em que a escrita e a linguagem visual deverão constituir uma única peça artística. Já as do ensino médio, trabalharam com narrativas de terror, suspense, literatura de autoria feminina negra e distopia. O presente artigo se pautou nos pressupostos teóricos e metodológicos de Candido (1995), Cosson (2022), Koch e Elias (2006), Soares (2002), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Coscarelli (1996). Os referidos autores foram lidos por trazerem discussões sobre letramento literário, sequências didáticas, leitura, ensino de literatura, sequências básicas e expandidas. Tais assuntos fomentaram tanto a feitura do projeto quanto a elaboração deste artigo.

Author Biographies

Artur Lucinda Gonçalves, IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei

Graduado em Letras – Língua Portuguesa e Língua Espanhola pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei. Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. 

Patricia Pedrosa Botelho, IF Sudeste MG - campus Juiz de Fora

Pós-doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa.  Atualmente, atua como docente de Língua Portuguesa/Literaturas e de Língua Inglesa do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora e como Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Juiz de Fora. .

 

References

AGUIAR, V. T. de (Org.) Era uma vez… na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: _______. Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

COSCARELLI, C. V. O ensino da leitura: uma perspectiva psicolinguística. In: Boletim da Associação Brasileira de Linguística. Maceió: Imprensa Universitária, p. 163-174, dez. 1996

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo, Contexto, 2022.

_______. Letramento literário teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2022.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, R; CORDEIRO, G. S. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2011.

PINTO, E. M. Estratégias de leitura. In: Anais do SIELP, 2012, Uberlândia. Anais Eletrônicos [...]. Uberlândia, 2012. Disponível em: volume_2_artigo_110.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

SILVA, P. G. F. da; SANTOS, M. R. B. dos. Alfabetização e letramento: conceitos e diferenças. In: Conedu, Congresso Nacional de Educação, Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos, n. 7, 2020, Maceió. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_ EV140 _MD1 _ SA8_ ID 304_01102020180233.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.

SOARES, L. L.; SOUSA, R.-M. M. de O. O letramento literário na formação do autor. In: Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, v. 6, n. 2, p. 1-22, 2020.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Published

2024-07-18