OFICINA DE LEITURA COM TEXTOS MULTIMODAIS
UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO SOBRE O RACISMO ESTRUTURAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94486Keywords:
Gêneros textuais/discursivos, Multimodalidade, Racismo estruturalAbstract
O nosso objetivo é trazer os resultados de uma oficina de leitura de gêneros multimodais promovida para a comunidade acadêmica da UFJF. Utilizamos Bakhtin (1997) e Marcuschi (2010) para trabalhar a noção de gêneros discursivos/textuais Kress e Van Leeuwen (2006) para debater as noções de construção de sentido, por meio da multimodalidade para discutir sobre estratégias de leitura, utilizamos Solé (1998) e, para tratar sobre o racismo estrutural, pautamo-nos em Ribeiro (2019) e Almeida (2019). A oficina, avaliada como uma prática de letramento, na concepção de Street (2014), foi uma proposta de ensino pensada para um evento de letramento: a “V Semana da Consciência Negra da UFJF”. A oficina instigou um posicionamento crítico por parte do participante que reconheceu a existência do racismo no Brasil e fez tal sujeito pensar em formas particulares de ação para combatê-lo em nossa sociedade.
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