OFICINA DE LEITURA COM TEXTOS MULTIMODAIS

UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO SOBRE O RACISMO ESTRUTURAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94486

Palabras clave:

Gêneros textuais/discursivos, Multimodalidade, Racismo estrutural

Resumen

O nosso objetivo é trazer os resultados de uma oficina de leitura de gêneros multimodais promovida para a comunidade acadêmica da UFJF. Utilizamos Bakhtin (1997) e Marcuschi (2010) para trabalhar a noção de gêneros discursivos/textuais Kress e Van Leeuwen (2006) para debater as noções de construção de sentido, por meio da multimodalidade para discutir sobre estratégias de leitura, utilizamos Solé (1998) e, para tratar sobre o racismo estrutural, pautamo-nos em Ribeiro (2019) e Almeida (2019). A oficina, avaliada como uma prática de letramento, na concepção de Street (2014), foi uma proposta de ensino pensada para um evento de letramento: a “V Semana da Consciência Negra da UFJF”. A oficina instigou um posicionamento crítico por parte do participante que reconheceu a existência do racismo no Brasil e fez tal sujeito pensar em formas particulares de ação para combatê-lo em nossa sociedade.

Biografía del autor/a

Daniela da Silva Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado

2024-11-23