ANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM GUINÉ-BISSAU
O IMPACTO DA EVASÃO NA EXCLUSÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94499Keywords:
Guiné-Bissau, evasão escolar, alfabetização de adultosAbstract
O estudo investiga o abandono escolar de adultos não alfabetizados na Missão Católica São Daniel Comboni, em Bafatá, Guiné-Bissau. Baseando-se em estudos de Cá (2005), Gomes (2018), Mendes (2019) e documentos oficiais, adota uma abordagem qualitativa com elementos etnográficos exploratórios. Os dados foram construídos por meio de entrevistas com o diretor da escola para compreender o papel dos contextos socioculturais na evasão escolar. Constatou-se a escassez de investimentos educacionais no país, agravando o abandono devido à colheita da castanha de caju e à distância entre as residências e a escola. A falta de preparo dos professores e a precariedade das instalações escolares afetam negativamente o ensino. Destaca-se a importância de debater a Alfabetização de Adultos em Guiné-Bissau para promover a emancipação, garantindo acesso à educação e incentivando ambições. O estudo ressalta a necessidade de melhorias na educação de adultos no país para reduzir o abandono e promover a capacitação e inclusão social.
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