ANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM GUINÉ-BISSAU

O IMPACTO DA EVASÃO NA EXCLUSÃO SOCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94499

Palabras clave:

Guiné-Bissau, evasão escolar, alfabetização de adultos

Resumen

O estudo investiga o abandono escolar de adultos não alfabetizados na Missão Católica São Daniel Comboni, em Bafatá, Guiné-Bissau. Baseando-se em estudos de Cá (2005), Gomes (2018), Mendes (2019) e documentos oficiais, adota uma abordagem qualitativa com elementos etnográficos exploratórios. Os dados foram construídos por meio de entrevistas com o diretor da escola para compreender o papel dos contextos socioculturais na evasão escolar. Constatou-se a escassez de investimentos educacionais no país, agravando o abandono devido à colheita da castanha de caju e à distância entre as residências e a escola. A falta de preparo dos professores e a precariedade das instalações escolares afetam negativamente o ensino. Destaca-se a importância de debater a Alfabetização de Adultos em Guiné-Bissau para promover a emancipação, garantindo acesso à educação e incentivando ambições. O estudo ressalta a necessidade de melhorias na educação de adultos no país para reduzir o abandono e promover a capacitação e inclusão social.

Biografía del autor/a

Luís Ferreira , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana.

Marina Tchuda Blabam , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Messias Dieb , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutorado em Educação pela University of California, Santa Barbara. Doutor em Educação pela UFC. 

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Publicado

2024-11-23