AS IMPLICAÇÕES DAS REDES SOCIAIS NA AUTOPERCEPÇÃO CORPORAL
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94505Keywords:
imagem corporal, corpo, redes sociaisAbstract
Este estudo tem como objetivo mapear a produção de artigos científicos sobre a relação entre
a autopercepção corporal e as redes sociais. Para tanto, desenvolvemos uma revisão
sistemática de literatura, cuja busca foi realizada nos principais periódicos nacionais com
Qualis-Capes B2 ou superior na área da Educação Física, a partir dos seguintes descritores:
“Redes Sociais”, “Imagem Corporal” e “Corpo”. A amostra desta revisão sistemática é
composta de 6 artigos. Os resultados demonstraram que as mídias sociais têm um papel de
destaque na autopercepção corporal das pessoas, impondo-lhes a árdua tarefa de criar um
corpo que se adeque a determinados padrões de beleza. Conclui-se que é fundamental
promover uma espécie de educação midiática, combatendo a desinformação que, não raras
vezes, é propalada nas plataformas midiáticas, a partir de imagens corporais idealizadas e
irrealistas.
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