AS IMPLICAÇÕES DAS REDES SOCIAIS NA AUTOPERCEPÇÃO CORPORAL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94505

Palabras clave:

imagem corporal, corpo, redes sociais

Resumen

Este estudo tem como objetivo mapear a produção de artigos científicos sobre a relação entre
a autopercepção corporal e as redes sociais. Para tanto, desenvolvemos uma revisão
sistemática de literatura, cuja busca foi realizada nos principais periódicos nacionais com
Qualis-Capes B2 ou superior na área da Educação Física, a partir dos seguintes descritores:
“Redes Sociais”, “Imagem Corporal” e “Corpo”. A amostra desta revisão sistemática é
composta de 6 artigos. Os resultados demonstraram que as mídias sociais têm um papel de
destaque na autopercepção corporal das pessoas, impondo-lhes a árdua tarefa de criar um
corpo que se adeque a determinados padrões de beleza. Conclui-se que é fundamental
promover uma espécie de educação midiática, combatendo a desinformação que, não raras
vezes, é propalada nas plataformas midiáticas, a partir de imagens corporais idealizadas e
irrealistas.

Biografía del autor/a

Juliane Reis Silva , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Adriano Lopes de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB)

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Publicado

2024-11-23