EM BUSCA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS(AS) ESTUDANTES SOBRE A SOCIOLOGIA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO PARA A COMPREENSÃO DOS SENTIDOS

Autores/as

  • Tabata Larissa Soldan Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumen

Este texto é resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada Um saber que se dá em interação: uma análise de representações sociais da sociologia escolar. Desenvolvida entre 2013 e 2015, teve como objetivo compreender as representações sociais da disciplina de sociologia construídas pelos(as) alunos(as) de uma escola estadual da periferia da cidade de Curitiba. Para isto se realizou uma pesquisa empírica e recorreu-se a observações sistemáticas das aulas de sociologia. A postura teórico-metodológica assumida neste trabalho teve central importância para as considerações finais da dissertação, por isso o objetivo, com este artigo, é apresentar os principais aspectos do trabalho de campo e as diferentes estratégias metodológicas utilizadas.

Publicado

2019-05-10

Número

Sección

Artigos