EM BUSCA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS(AS) ESTUDANTES SOBRE A SOCIOLOGIA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO PARA A COMPREENSÃO DOS SENTIDOS
Resumo
Este texto é resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada Um saber que se dá em interação: uma análise de representações sociais da sociologia escolar. Desenvolvida entre 2013 e 2015, teve como objetivo compreender as representações sociais da disciplina de sociologia construídas pelos(as) alunos(as) de uma escola estadual da periferia da cidade de Curitiba. Para isto se realizou uma pesquisa empírica e recorreu-se a observações sistemáticas das aulas de sociologia. A postura teórico-metodológica assumida neste trabalho teve central importância para as considerações finais da dissertação, por isso o objetivo, com este artigo, é apresentar os principais aspectos do trabalho de campo e as diferentes estratégias metodológicas utilizadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)