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IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77986

Palabras clave:

Pedagogia, Pandemia, Estágio on-line, Formação de professores

Resumen

O presente artigo tem como principal objetivo analisar as narrativas acadêmicas sobre o estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, realizado de forma on-line no primeiro semestre de 2020. Também procura relatar a experiência vivenciada com um grupo de pedagogas de uma faculdade semipresencial, localizada no Sul do Brasil, perceber os novos conhecimentos adquiridos a partir dessa possibilidade de estágio, bem como detectar os possíveis retrocessos na formação profissional. O referido texto enumera as possibilidades oferecidas pela universidade para que fosse possível a realização do estágio. Trata-se de um relato de experiência, utilizando como fonte de pesquisa os testemunhos escritos nos relatórios de estágio. O referencial teórico que fundamenta este texto é baseado nas pesquisas realizadas por Bloch (2001), Freire (2013), Gatti (2010), Libâneo (2007), Nóvoa (1995), Pimenta e Lima (2006, 2019), Tardif (2002), assim como pela legislação brasileira referente ao estágio. A síntese final mostra algumas construções de novos conhecimentos e, por outro lado, as lacunas de uma experiência não realizada.

Biografía del autor/a

Dulcelina da Luz Pinheiro Frasseto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Mestra em Educação pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Consultora educacional na Coordenadoria Regional de Educação de Joinville (SC). Professora universitária na Uniasselvi.

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Publicado

2021-12-24