AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA: ORIENTAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AO PROFESSOR DO ENSINO REGULAR
Resumen
A avaliação da aprendizagem é tema recorrente no cotidiano das nossas escolas, mais precisamente na sala de aula. No cerne dessa discussão, emerge outra, também pertinente, na mesa de debates: a avaliação da aprendizagem do estudante com deficiência e sua inclusão no ensino regular. Assim, a presente pesquisa abordou uma temática complexa e, ao mesmo tempo, factual, a avaliação da aprendizagem do estudante com deficiência, buscando investigar como o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) orienta os docentes de sala de aula regular no processo de avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência e, ademais, apresentar algumas considerações acerca do professor do AEE e do estudante com deficiência. A pesquisa de campo é descritiva do tipo estudo de caso, com análise qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram uma entrevista aplicada a 3 (três) sujeitos, sendo 2 (dois) deles professores do AEE que acompanham os estudantes com deficiência e 1 (uma) professora regente da sala de aula regular; a observação com registro em diário de campo; e uma análise de documentos da escola que versam sobre a avaliação da aprendizagem. O trabalho evidenciou que, nesse contexto, as orientações sobre o processo de avaliação não estão colaborando para um planejamento efetivo que possa reorientar a ação avaliativa.Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Estudante com deficiência. Professor do AEE.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)