AULAS E PROFESSORES(AS) DO ENSINO RELIGIOSO NO TEMPO PRESENTE:
NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EM DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v44i88.82878Palabras clave:
ensino religioso, sala de aula, formação de professoresResumen
Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Religioso (ER) é
equiparado às outras áreas do conhecimento e visa a uma formação mínima e es-
pecífica em Licenciatura em Ciências das Religiões. Nessa direção, objetiva-se iden-
tificar as perspectivas do Ministério da Educação (MEC) sobre o respeito à diversi-
dade cultural e religiosa brasileira no contexto do ER na sala de aula, destacando-se
a formação e atuação dos professores para o Componente Curricular. O trabalho
resulta de uma pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa. Os colaboradores
foram professores(as) que atuam no Ensino Fundamental. Os resultados apontaram
a necessidade de uma formação dialógica que se estabeleça na prática docente para
a autonomia dos alunos na construção do conhecimento do fenômeno religioso e
do protagonismo juvenil. As narrativas apontam ser preciso superar a visão in-
gênua sobre o ER, estar aberto ao diálogo e fomentar o respeito. Para a admissão
dos docentes, faz-se mister sua formação em Ciências das Religiões, podendo atuar
como pesquisador e assessor em espaços não formais de ensino, público e privado,
nas organizações não governamentais e entidades confessionais.
Citas
nas instituições de ensino superior: de representante religioso a licenciado. In:
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí.
Compêndio do ensino religioso. Petrópolis: Vozes, 2017. p. 290-296.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil:
promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível: http://www.
planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 nov. 2021.
BRASIL. Decreto nº 7.107, de 11 de fevereiro 2010. Promulga o Acordo entre o
Governo da República Federativa do Brasil e a Santa Sé, relativo ao Estatuto
Jurídico da Igreja Católica no Brasil, firmado na Cidade do Vaticano, em 13 de
novembro de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder
Executivo, Brasília, DF, 12 fev. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/_ato2007-2010/2010/Decreto/d7107.htm. Acesso em: 20 mar. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil,
Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 15 dez. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.145, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n.os 9.394, de 20
de dezembro de 1996... Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a
Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo
Integral. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo,
Brasília, DF, 17 fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_
Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 18 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC, versão
final) 2018. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo,
Brasília, DF, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 5/2018. Diário Oficial [da]
República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 31 dez. 2018b.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=
download&alias=105531-rcp005-18&category_slug=janeiro-2019-pdf&Itemid=
30192. Acesso em: 11 dez. 2021.
FONTANA, F. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, T. (org.). Metodologia da
pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018. p. 59-78.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 2011.
JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. Entrevista narrativa. In: BAUER, M.; GASKELL, G.
Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
p. 90-113.
LEAL. Jair Souza. Ciências da religião e teologia: uma relação em busca de
entendimento. In: COLÓQUIO DO GRUPO DE PESQUISA RELIGIÃO E CULTURA, 5.,
2017, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: PUC Minas, 2017. p. 69-76.
LEITE, Gisele. Problemas do ensino confessional no Brasil, Jornal Jurid, Brasília,
DF, 29 set. 2017. Disponível em: https://www.jornaljurid.com.br/colunas/gisele-leite/problemas-do-ensino-confessional-no-brasil.
Acesso em: 20 nov. 2021.
MINAYO, M. C. S. Construção de indicadores qualitativos para avaliação de
mudanças. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 33, n. 1,
p. 83-91, 2009. Acesso em: 20 dez. 2021.
MONTE, Maria Bernadete de Sousa Carvalho et al. Ensino religioso na escola
pública: um estudo a partir da BNCC. Revista Research, Society and Development,
S. l.], v. 9, n. 8, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/
rsd/article/view/5881. Acesso em: 25 maio 2022.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social.
Petrópolis: Vozes, 2003.
PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Diretrizes curriculares de
ensino religioso. Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.
pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_er.pdf. Acesso em: 28 dez. 2021.
RODRIGUES, Elisa. Questões epistemológicas do ensino religioso: uma proposta a
partir da ciência da religião. Interações – Cultura e Comunidade, Belo Horizonte,
v. 8, n. 14, p. 230-241, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3130
/313031536004.pdf. Acesso em: 20 de dez. 2021.
SOARES, Afonso Maria Ligorio. A contribuição da ciência da religião para a
formação de docentes ao ensino religioso. Revista de Estudos da Religião – REVER,
São Paulo, v. 15, n. 2, p. 45-54, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/
descarga/articulo/5294038.pdf. Acesso em: 18 dez. 2021.
STIGAR, Robson. O tempo e o espaço na construção do ensino religioso: um estudo
sobre a concepção do ensino religioso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Programa de Estudos
Pós-graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/
handle/2134/1/Robson%20Stigar.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Joselma Ferreira Lima e Silva, Maria Bernadete de Sousa Carvalho Monte
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)