AULAS E PROFESSORES(AS) DO ENSINO RELIGIOSO NO TEMPO PRESENTE:

NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EM DEBATE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v44i88.82878

Palabras clave:

ensino religioso, sala de aula, formação de professores

Resumen

Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Religioso (ER) é
equiparado às outras áreas do conhecimento e visa a uma formação mínima e es-

pecífica em Licenciatura em Ciências das Religiões. Nessa direção, objetiva-se iden-

tificar as perspectivas do Ministério da Educação (MEC) sobre o respeito à diversi-

dade cultural e religiosa brasileira no contexto do ER na sala de aula, destacando-se
a formação e atuação dos professores para o Componente Curricular. O trabalho
resulta de uma pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa. Os colaboradores
foram professores(as) que atuam no Ensino Fundamental. Os resultados apontaram
a necessidade de uma formação dialógica que se estabeleça na prática docente para
a autonomia dos alunos na construção do conhecimento do fenômeno religioso e
do protagonismo juvenil. As narrativas apontam ser preciso superar a visão in-

gênua sobre o ER, estar aberto ao diálogo e fomentar o respeito. Para a admissão
dos docentes, faz-se mister sua formação em Ciências das Religiões, podendo atuar
como pesquisador e assessor em espaços não formais de ensino, público e privado,
nas organizações não governamentais e entidades confessionais.

Biografía del autor/a

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em PROEJA pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências da Religião pela Faculdade Integrada de Teologia Viva (FATEV). É professora efetiva do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Maria Bernadete de Sousa Carvalho Monte

Mestra em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV). Pós-graduada em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pós-graduada em Supervisão escolar pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Direito pela Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI). Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

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Publicado

2022-11-30