TRAJETÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES-MARI (PB)
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92622Palabras clave:
educação do campo, experiências escolares, MST, memória e história local, práticas educativasResumen
O presente artigo tem por objetivo analisar a trajetória de luta, resistência e desenvolvimento de uma abordagem educativa crítica na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares, localizada no assentamento Zumbi dos Palmares, no município de Mari (PB). Essa abordagem encontra sua fundamentação na Pedagogia do Movimento Sem Terra e na Educação do Campo. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, com base na Pedagogia do Movimento Sem Terra e Educação do Campo, verificando a trajetória da educação crítica da escola investigada e visando compreender o contexto social do assentamento, ouvir narrativas dos moradores sobre luta e resistência, descrever uma Prática Educativa relacionada à Educação do Campo e analisar metodologias participativas. A pesquisa envolveu 17 estudantes do 5.° ano, a professora e moradores ligados à luta pela terra. A coleta de dados ocorreu no assentamento, destacando entrevistas com três moradores-chave, enriquecendo análises teóricas sobre identidade, memória, MST e Reforma Agrária. Como resultados e aspectos conclusivos, as análises demostraram que as práticas educativas na Educação do Campo, baseadas na memória e história local, fortalecem a identidade das crianças camponesas, seguindo os princípios da Pedagogia do MST.
Citas
BATISTA, M. S. X.; MELO, N. de. Formação continuada de Educadores na Perspectiva da Educação Popular do Campo em assentamentos da Reforma Agrária. Relátorio Final Prolicem/UFPB. João Pessoa: UFPB, 2007.
BORDA, O. F. Causa popular, ciência popular: uma metodologia do conhecimento científico, através de ação. Bogotá: Rosca, 1972.
CAIMI. F. E. Meu lugar na história: de onde eu vejo o mundo? In: OLIVEIRA, M. M. D. (org.). História: ensino fundamental. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2010. p. 59-82.
CALDART, R S. Elementos para a construção do projeto político-pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A. (org.). Contribuições para a construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2004. p. 10-31.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
COMILO, M. E. S.; BRANDÃO, E. C. Educação do Campo: a Mística como Pedagogia dos Gestos no MST. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 3. n. 6, jan./jul. 2010. Disponível em: http://www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/paginas/2011/8/371_469_publi. Acesso em: 28 jul. 2023.
CRUZ, P. J. S. C. (org.). Extensão popular: a reinvenção da universidade. In: VASCONCELOS, E. M.; CRUZ, P. J. S. C. (org.). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; João Pessoa: Editora Universitária da UFPB; 2011.
D’AGOSTINI, A. A Educação do MST no contexto educacional brasileiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
DUARTE, R. Cinema e educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MASSETTO, M. T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.
NETO, M. J. F. de. Metodologias participativas em educação para os direitos humanos. In: ZENAIDE, M. N. T. et al. Direitos humanos: capacitação de educadores: fundamentos culturais e educacionais da educação em direitos humanos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008. p. 203-214.
MELO, V. L. B. e. História local: contribuições para pensar, fazer e ensinar. João Pessoa: UFPB, 2015.
MIGLIORIN, C. et. al. Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos. Niterói: Editora da UFF, 2014.
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. A educação no MST: desafios e diretrizes para superá-los. São Paulo: MST, 2005.
OLIVEIRA, M. E. B. de; GARCÍA, M. F. A luta pela terra e pela educação no assentamento rural do MST Zumbi dos Palmares e no acampamento Pequena Vanessa, Mari, Paraíba. Revista Pegada Eletrônica, Presidente Prudente, SP, v. 10, n. 130, jun. 2009. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em: 28 jul. 2023.
POLLAK, M. Memória, esquecimento e silencio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.
REIS, C. S. A função social da propriedade rural e o acesso à terra como respeito à dignidade da pessoa humana. Âmbito Jurídico, Rio Grande, RS, v. 11, n. 53, maio 2008. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_
id=2912. Acesso em 28 jul. 2023.
SEM TERRINHA em movimento. [S. l.]: Brigada de Audiovisual do MST, 2015. 1 vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CQF6a838wD0&t=18s. Acesso em: 29 jul. 2023.
SOUZA, S. M. R. de. O MST e a mídia: o fato e a notícia. Pegada - A Revista da Geografia do Trabalho, v.3, número especial, p. 01-10, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.33026/peg.v3i0.791. Acesso em: 28 jul. 2023.
VANTROBA, E. A. Necessidades e perspectivas para a permanência do jovem no campo no seu ambiente. Irati, PR: PDE, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2447-8.pdf. Acesso em: 28 jul. 2023.
WANDERLEY, K. K. S. Fazer e ensinar em história: memória e construção da educação do campo na Escola Municipal Zumbi dos Palmares. 2017. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
WODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da; HALL, S.; WODWARD, K. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 7-71.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Kamila Karine dos Santos Wanderley, Patrícia Cristina de Aragão, Severino Bezerra da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)