TRAJETÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES-MARI (PB)
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92622Palavras-chave:
educação do campo, experiências escolares, MST, memória e história local, práticas educativasResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a trajetória de luta, resistência e desenvolvimento de uma abordagem educativa crítica na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares, localizada no assentamento Zumbi dos Palmares, no município de Mari (PB). Essa abordagem encontra sua fundamentação na Pedagogia do Movimento Sem Terra e na Educação do Campo. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, com base na Pedagogia do Movimento Sem Terra e Educação do Campo, verificando a trajetória da educação crítica da escola investigada e visando compreender o contexto social do assentamento, ouvir narrativas dos moradores sobre luta e resistência, descrever uma Prática Educativa relacionada à Educação do Campo e analisar metodologias participativas. A pesquisa envolveu 17 estudantes do 5.° ano, a professora e moradores ligados à luta pela terra. A coleta de dados ocorreu no assentamento, destacando entrevistas com três moradores-chave, enriquecendo análises teóricas sobre identidade, memória, MST e Reforma Agrária. Como resultados e aspectos conclusivos, as análises demostraram que as práticas educativas na Educação do Campo, baseadas na memória e história local, fortalecem a identidade das crianças camponesas, seguindo os princípios da Pedagogia do MST.
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