ELEMENTOS DE UMA ÉTICA FUNDAMENTAL:

A OBTENÇÃO DO BEM HUMANO¹

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.92687

Palabras clave:

ética fundamental, educação, bem humano

Resumen

Tomando algumas considerações sobre a crise dos valores humanos e sobre a necessidade de se pensar as ações humanas no mundo atual voltadas para uma dimensão ética, este artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos de uma ética fundamental para que se possa compreender o seu real sentido na obtenção do bem humano. Para tanto, começaremos com alguns conceitos sobre ética, moral, cidadania e política. Em seguida tomaremos o pensamento de alguns clássicos da Filosofia Antiga para delinearmos os fundamentos da ética em suas concepções com destaque às considerações de Kant, na modernidade, que defende a necessidade da educação para a formação da consciência moral. Por fim, no terceiro ponto, à luz dessa fundamentação, falaremos da ética individual, social e profissional. Esta última consiste em o profissional ser feliz a fazer feliz a quem o procura. Finalizaremos o texto com uma breve discussão acerca da ciência moderna e dos valores que norteiam o agir humano na atualidade, fazendo uma reflexão sobre a necessidade de resgatarmos os valores éticos cuja mediação central ocorre por meio da educação.

Biografía del autor/a

Fátima Maria Nobre Lopes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Filosofia da Faculdade de Educação da UFC. Membra efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC e do Mestrado Profissional em Filosofia (PRO-FILO/UFC). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Filosofia (GEPEFI).

Adauto Lopes da Silva Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Filosofia pela Universidade
Federal da Paraíba (UFPB). Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (FAFIFOR).
Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e em Educação da UFC. Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação.

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Publicado

2023-12-28