TRABALHO E EDUCAÇÃO:
A PERSPECTIVA ONTOLÓGICA MARXIANO-LUKACSIANA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93450Palabras clave:
Educação, Ontologia, Marx, Lukàcs, Reprodução socialResumen
O texto versa sobre os complexos do trabalho e da educação na perspectiva ontológica marxiano-lukacsiana. Utiliza como base os escritos de Marx: O Capital (2013) e os Manuscritos Econômico-filosóficos (2015) e a obra Ontologia do ser social – Volume II, de GyörgeLukács (2013), na qual o filósofo húngaro resgata o conteúdo ontológico de Marx e avança sobre o tema da educação, vinculando-a à reprodução social. Tem por objetivo analisar o complexo da educação a partir da proposta marxiano-lukacsiana de emergência e desenvolvimento do ser social. Na esteira dos referidos autores, assume que o trabalho é o modelo de toda práxis social e que a educação mantém com este uma relação de dependência ontológica e de autonomia relativa.
Citas
BERTOLDO, Maria Edna de Lima. Trabalho e educação no Brasil:da centralidade do trabalho à centralidade da política. 2. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2015.
CHASIN, J. Marx: estatuto ontológico e resolução metodológica. São Paulo: Boitempo, 2009.
LIMA, Marteana Ferreira de; JIMENEZ, Susana Vasconcelos. O complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 27, n. 02, p. 73-94, ago. 2011.
LESSA, Sérgio. Mundo dos homens: trabalho e ser social. 3. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
LESSA, Sérgio. Para compreender a ontologia de Lukács. 4ª ed. Maceió: Coletivo Veredas, 2016.
LUKÁCS, György. As Bases Ontológicas do Pensamento e da Atividade do Homem. São Paulo: Temas de Ciências Humanas LTDA, 1978.
LUKÁCS, György. Os prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípio para uma ontologia hoje tornada possível. Tradução de Lya Luft e Rodnei Nascimento. Supervisão editorial de Ester Vaisman. São Paulo: Boitempo, 2010.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social – volume II. Tradução de Nélio Schneider; Ivo Tonet; Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.
MACENO, Talvanes Eugênio. Educação e reprodução social: a perspectiva da crítica marxista. São Paulo: Instituto Lukács, 2017.
MARX, Karl. Cadernos de Paris; Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. Tradução de José de Paulo Netto e Maria Antónia Pacheco. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro I: O processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
NETTO, José de Paulo. Prefácio. In: MARX, Karl. Cadernos de Paris; Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. Tradução de José de Paulo Netto e Maria Antónia Pacheco. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
VAISMAN, Ester e FORTES, Vielmi. Prefácio. In: LUKÁCS, György. Os prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípio para uma ontologia hoje tornada possível. Tradução de Lya Luft e Rodnei Nascimento. Supervisão editorial de Ester Vaisman. São Paulo: Boitempo, 2010
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Joza de Lima, Valdemarin Coelho Gomes, Charliton José dos Santos Machado, Betânea Moreira de Moraes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)