ENSINO MÉDIO, JUVENTUDES E DESINFORMAÇÃO EM MEIO À CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94494Palabras clave:
ensino médio, desinformação, cultura digitalResumen
Explora-se a Base Nacional Comum Curricular frente aos processos de desinformação no contexto da cultura digital. O foco está na etapa do Ensino Médio e seu público-alvo. Objetiva-se contribuir com reflexões, a partir do levantamento bibliográfico (à luz de estudiosos da cultura/comunicação no tempo presente e da educação brasileira) e documental (escritos oficiais da política educacional, como a Base Nacional Comum Curricular), acerca das formas de disseminação de informações falsas, que trazem prejuízos à sociedade brasileira neste século fortemente marcado pela influenciadora digital das/nas pessoas. Ao mesmo tempo, as tecnologias digitais possibilitam que redes de divulgação de informação e resistência se formem. A discussão, então, é feita sob três dimensões: juventudes na cultura digital; desinformação; perspectiva crítica junto ao Ensino Médio, constituindo um estado do conhecimento. Os resultados evidenciam alterações nas práticas sociais e comunicativas na sociedade contemporânea, que redundam na escola e o papel da instituição para uma dimensão de atuação cidadã, crítica e ética.
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