FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NOS ESPAÇOS E TEMPOS DO COTIDIANO ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.94673

Palabras clave:

educação básica, formação continuada de professores, cotidiano escolar

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado, que vem sendo ampliada durante o doutorado em educação e tem por objetivo apresentar as narrativas de professores de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Salvador sobre os processos de formação continuada construídos nos tempos e espaços do cotidiano escolar. O estudo apresenta algumas reflexões sobre diferentes paradigmas de formação docente, bem como as concepções dos professores sobre o papel da formação continuada no desenvolvimento do seu trabalho pedagógico. O estudo revela que os professores aprendem e reinventam a sua profissão nos espaços e tempos do cotidiano escolar, além de atribuírem maior importância às aprendizagens que acontecem nesses espaços e tempos, tais como o planejamento, as trocas diárias com os colegas, os encontros pedagógicos, as trocas no grupo do WhatsApp. Apesar dos desafios encontrados, os professores criam condições para realizar e fortalecer os momentos coletivos no cotidiano escolar.

Biografía del autor/a

Valcineide Santos de Almeida, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED)

Tânia Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Carla Liane Nascimento dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular do Departamento de Educação (DEDC-I) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2024-12-24