PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A DIFUSÃO DA PRÁTICA DE BRINCAR COM ATIVIDADES SOCIAIS: UMA PROPOSTA DE ESTÁGIO NO LITORAL PIAUIENSE
Resumo
Este texto discute e apresenta uma proposta de estágio curricular obrigatório na
Educação Infantil, vivenciada por residentes do Curso de Pedagogia da Universidade
Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, localizado no litoral piauiense. Vinculados ao Programa de Residência Pedagógica (RP), acadêmicos e acadêmicas desenvolveram projetos de ensino-aprendizagem apoiados numa proposta de organização de Brincar por Atividades Sociais. A proposta mostrou que, ao organizar projetos contemplando brincar com as práticas sociais, o projeto RP oportunizou uma formação inicial atrelada à reflexão e à articulação teoria-prática, bem como trouxe à baila a importância de reconhecer e compreender a criança como sujeito sócio-histórico-cultural que manipula objetos culturais, explora o uso da linguagem e participa ativamente da vida social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)