CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM

UMA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO OMNILATERAL?

Autores

Palavras-chave:

critérios de correção de redação – redação do ENEM - formação omnilateral

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - tem um papel essencial em relação ao acesso a universidades no Brasil, o que gera um impacto grande nas práticas pedagógicas das escolas de Ensino Médio. Nessa ótica, a redação do ENEM é bastante valorizada, haja vista representar uma das cinco áreas da prova e estar diretamente associada ao valor social atribuído pela nossa sociedade a “escrever bem”. Porém, alcançar uma nota alta na prova de redação não significa, necessariamente, ter obtido uma formação ampla, crítica, humana e integral, o que, em certa medida, pode ser verificado pela existência de diversos modelos de escrita desse tipo de produção textual, ora concebido com um gênero textual específico, direcionado exclusivamente para o alcance de uma pontuação no ENEM. Dessa forma, o objetivo deste artigo é investigar, ainda de forma preliminar, se o critério de correção da redação do ENEM relativo ao repertório sociocultural e sua aplicação é capaz de mensurar indícios de reflexividade associados à formação humana integral de estudantes e egressos do Ensino Médio Para isso, foi enfatizada a segunda competência do referido Exame, a qual avalia o repertório sociocultural do estudante. A investigação teve como base principalmente a Matriz de Referência do ENEM 2019 e conceitos fundamentais da EPT (Educação Profissional e Tecnológica), sendo tecidas ponderações analíticas baseadas em excertos de redações e descrições do critério de interesse constantes no referido documento, o que configura, portanto, um estudo de natureza documental. As análises realizadas indicam que, ao menos do modo como é concebido e utilizado, o referido critério é insuficiente para avaliar o repertório sociocultural dos candidatos, uma vez que informações e construções argumentativas abrangentes e não relacionadas aos temas das redações são utilizadas nos excertos sem haver posicionamentos críticos específicos que apontem para uma formação omnilateral.

Biografia do Autor

Raquel Guiraldelli Bonfá Fuini, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS)

Mestranda no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeminas).

Nathália Luiz de Freitas, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS)

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSULDEMINAS campus Poços de Caldas. Pós doutora em Neurolinguística e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Estudos da Linguagem, licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e bacharel em Linguística.

Referências

BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARVALHO, A. F. de. Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: incidências na escola pública brasileira. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 935-956, set./dez. 2020.
DIAS, Vagno E. M. A educação integrada e a profissionalização no ensino médio. Tese (Doutorado) em Educação, São Carlos, UFSCar, 2015.
DUARTE, Newton. As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, n. 18. p.35-40. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004 . Acesso em: 07 nov. 2022
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Trad. Newton Ramos de Oliveira. 3a. ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Trad. Luis Claudio de Castro e Costa. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MIGUEL, I. G. S.; TOMAZETTI, E. M. As Competências no Sistema Educativo Contemporâneo: estratégias da governamentalidade neoliberal. Políticas Educativas – PolEd, 7(1), 2014.
PAIVA, Renata Ingrid de Souza. Redações nota mil do ENEM: um estudo analítico da massificação de sua estrutura e conteúdo. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29929. Acesso em: 20 jul. 2021
PRADO, Daniela de Faria & MORATO, Rodrigo Altair. A redação do ENEM como gênero textual-discursivo: uma breve reflexão. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (29), 205-219, 2016 Disponível em: https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p205-219 Acesso em: 26 jul. de 2021
RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos; SOBRAL, Karine Martins; JATAÍ, Renata Pimentel. Omnilateralidade, politecnia, escola unitária e educação tecnológica: uma análise Marxista. I JOINGG – Jornada Internacional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci. UFCE, 2016. Anais: ISSN 2526-6950. Disponível em: http://www.ggramsci.faced.ufc.br/wp-content/uploads/2017/06/OMNILATERALIDADE-POLITECNIA-ESCOLA-UNIT%C3%81RIA-E-EDUCA%C3%87%C3%83O-TECNOL%C3%93GICA-UMA-AN%C3%81LISE-MARXISTA.pdf . Acesso em: 26 jul. 2021
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf Acesso em : 21.mai.2021.

Downloads

Publicado

2024-12-24