Notícias

CALL FOR PAPERS: DOSSIÊ “A LINGUAGEM LITERÁRIA NA SALA DE AULA” NOV. (2020) - FEV (2021)

2020-10-07

Tem sido recorrente valorizar o poder emancipador da literatura e sua presença nos currículos escolares, o que nem sempre é acompanhado de uma preocupação com a sua especificidade estética. Assim, destaca-se a importância da leitura literária sem indicar e aprofundar as implicações da linguagem nesse processo. De acordo com Antonio Candido, um dos mais citados nesses casos, o poder humanizador da literatura decorre da construção literária, “enquanto construção” (Vários escritos, São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 245). Aparentemente atento a essa questão, Antoine Compagnon diz que “seria risível que os literatos renunciassem à defesa e ilustração da literatura no momento em que outras disciplinas a encontram com diligência” (Literatura para quê, Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2009, p. 58). Ao defender a importância da literatura, explica: “O próprio da literatura é a análise das relações sempre particulares que reúnem as crenças, as emoções, a imaginação e a ação, o que faz com que ela encerre um saber insubstituível, circunstanciado e não resumível sobre a natureza humana, um saber de singularidades” (id.,p. 59). Com base nessa premissa, a revista Entrelaces acolherá trabalhos que reflitam sobre o ensino de literatura colocando em primeiro plano a linguagem literária em suas diversas possibilidades, a começar pela abordagem de gêneros literários, passando pelas relações da Teoria Literária e da Linguística com o ensino que valorize a dimensão estética da literatura e chegando a estudos sobre as “singularidades” de obras, de modo a aprender nelas “o que é próprio da literatura, isto é, sua organização de linguagem, a maneira como foi superada a redundância do código verbal”, nas palavras de Lucrécia D’Alessio Ferrara (Apud ROCCO, M. T. Fraga, Literatura/ensino: uma problemática, São Paulo: Ática, 1992, p. 170). Dessa forma, serão acolhidos artigos que contemplem temas como:

  1. A relevância da teoria da literatura para o ensino de literatura;
  2. As particularidades estéticas do texto literário nos contextos de ensino das diferentes manifestações da arte;
  3. A problemática dos gêneros literários no contexto de ensino de literatura;
  4. A importância de outras áreas do conhecimento no ensino de literatura;
  5. Literatura e outras artes: os diálogos intertextuais;
  6. O papel da BNCC para o ensino de literatura e outras artes no século XXI.

Organizadores:

Benedito Antunes (UNESP/Assis), Danglei de Castro Pereira (UnB)

 

Prazo de submissão: 01 de novembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021.

Saiba mais sobre CALL FOR PAPERS: DOSSIÊ “A LINGUAGEM LITERÁRIA NA SALA DE AULA” NOV. (2020) - FEV (2021)

Edição Atual

v. 9 n. 21 (2020): Temática Livre

Criação

Nossa Capa

Tradução

  • Priscila Campolina de Sá Campello, Flávia M. da Rocha Fontes, Marise Myrrha de Paula e Silva Neves
    173-187
Ver Todas as Edições