PSICOSE 4:48: A ESCRITA DE SI E O CSO EM SARAH KANE

Autores

  • Christine Gryschek Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano Bedin da Costa Psicólogo pela Unisinos RS. Mestre e Doutor em Educação pela UFRGS.Docente da Faculdade de Educação do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade do Rio Grande do Sul.

Resumo

Sarah Kane, dramaturga da cena inglesa contemporânea, escreve sua última peça Psicose 4:48 (2000) enquanto estava em internação em um hospital psiquiátrico. O texto é permeado de memórias fragmentárias e inconstantes, também a dimensão do tempo está descontruída: não há noção de passado e presente, separação de eu e outro; em caráter de hibridismo (poema dramático, narrativo, concreto); um novo estado de expressão e percepção em uma escrita que é distante da estrutura tradicional de enredo. A fragmentação do sujeito contemporâneo é alcançada esteticamente com a utilização de recursos tais como: técnicas do fluxo de consciência, narrativa não linear, não especificação das personagens e do cenário, distorção do senso de realidade e falta de harmonia entre afetividade e pensamento. É pautada em uma Estética do Silêncio (Susan Sontag), que analisaremos os vãos e a cisão da personagem; também a melancólica aparição do Signo de Saturno (Susan Sontag), com a qual faremos algumas aproximações entre a proposta de teatro de Artaud e a autora. Há, em Sarah Kane, uma busca por um Corpo sem Órgãos (Deleuze e Guattari), por um Corpo-Gênese (Kunnich Uno), que se apresenta em texto enquanto Performance e Pecepção (Paul Zumthor). E sobre este corpo o texto segue.

Biografia do Autor

Christine Gryschek, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicológa pela PUCRS. Pesquisadora Pós-Graduação em Psicologia Social -UFRGS- Potência Clínica da Loucura. Atuante na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Luciano Bedin da Costa, Psicólogo pela Unisinos RS. Mestre e Doutor em Educação pela UFRGS.Docente da Faculdade de Educação do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade do Rio Grande do Sul.

Docente da Faculdade de Educação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como foco de pesquisa a escrita e sua dimensão ético-política.

Referências

REFERÊNCIAS

ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Editora Perpectiva:1995.

DELEUZE, Gilles. Crítica e Clinica. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. Vol 3 São Paulo: Editora 34, 1996.

DIDI- HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34,1998.

FERNANDES, Mariana P. Catatonia em Movimento: um diálogo entre Maura Lopes Cançado e a dança contemporânea. XII Congresso Internacional da ABRALIC. Centro, Centros – Ética, Estética. 18 a 22 de julho de 2011. UFPR – Curitiba, Brasil.

FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac-Naify, 2014.

FOUCAULT, Michel. A História da Sexualidade I: A vontade do saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1989.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos vol. V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro. O retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

LEVY, Tatiana Salem. A Experiência do fora: Blanchot, Foucault, Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

KANE, Sarah. Teatro Completo. Portugal: Campo das Letras, 2004

OLIVEIRA, Ângela Francisca Almeida de. A memória fragmentada nas figuras femininas de Sarah Kane: o que resta? Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder -Florianópolis -2008

PELBART, Peter Pál. A nau do tempo-rei: sete ensaios sobre o tempo da Loucura. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

RESENDE, Catarina. A escrita de um corpo sem órgãos. Fractal: Revista de Psicologia. Rio de Janeiro, v. 20. n-1, p 65-76. Jan-Jun 2008.

ROCHA, Paraguassu de Fátima. Poesia dramática: o experimentalismo de Sarah Kane em 4:48 psicose. Revista Scripta Uniandrade, Curitiba, n. 05, 2007.

SONTAG, Susan. A vontade radical. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SONTAG, Susan. Sob o Signo de Saturno. Porto Alegre: L&PM Editores, 1986.

UNO, Kuniichi. Corpo-gênese ou tempo-catástrofe. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, Núcleo de Pesquisa de Subjetividade, PUC-SP, 2010.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo; Cosac Naify,2014.

Downloads

Publicado

2017-08-01