A IRREALIZAÇÃO DO SUJEITO EM O AMANUENSE BELMIRO, DE CYRO DOS ANJOS

Wagner Fredmar Guimarães Júnior

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar o romance O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, a partir da teoria do sujeito fraturado, de Luiz Costa Lima. Segundo o teórico, o discurso ficcional possibilita ao sujeito uma vivência distinta daquela do cotidiano, em que a mobilidade do eu tende a se congelar devido à busca por uma unidade, espécie de autocensura. Assim, o ficcional é um espaço relativamente autônomo em que o sujeito pode se libertar da censura e vivenciar sua multiplicidade, de modo que “a imaginação permite ao eu irrealizar-se enquanto sujeito, para que se realize em uma proposta de sentido” (COSTA LIMA, 2007a, p. 452). Buscamos demonstrar, dessa forma, como o narrador-protagonista Belmiro Borba, em seu diário, ficcionaliza suas experiências por meio de um teatro mental, irrealizando-se enquanto sujeito empírico para se realizarem, como proposta de sentido, outros “dois sujeitos”: Belmiro Caraibano e Belmiro sofisticado. Nesse exercício ficcional, ele acaba encontrando certo equilíbrio (ainda que precário) diante da vida, algo que não alcança na experiência cotidiana.


Texto completo:

PDF

Referências


ANJOS, Cyro dos. O amanuense Belmiro. São Paulo: Globo, 2008.

CAMPOS, A. S. L. Machado de Assis contra a concepção de sujeito solar: implicações na crônica. 2013. 162 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

CANDIDO, Antonio. A Revolução de 1930 e a cultura. In:

CANDIDO, Antonio. A educação pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. p. 219-240.

COSTA LIMA, Luiz. Mímesis: desafio ao pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

COSTA LIMA, Luiz. O Superego europeu a domesticação do ficcional. In: COSTA LIMA, Luiz. Sociedade e discurso ficcional. In: COSTA LIMA, Luiz. Trilogia do controle. Rio de Janeiro: Topbooks, 2007a. p. 446-453.

COSTA LIMA, Luiz. Cervantes: a separação entre o fictício e o ficcional. Sociedade e discurso ficcional. In: COSTA LIMA, Luiz. Trilogia do controle. Rio de Janeiro: Topbooks, 2007b. p. 264-272.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Entrelaces - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC

ISSN Digital 2596-2817

ISSN Impresso 1980-4571

Avaliação Qualis B2 (2013-2016) - LINGUíSTICA E LITERATURA

Indexadores de Base de Dados (IBDs)