O Fantástico como Denúncia do Real
Uma Abordagem no Cordel nordestino
Resumo
O Fantástico caracteriza-se pela inserção no mundo diegético de algo inexplicável e extraordinário que perturba a estabilidade de um contexto familiar, cotidiano e verossímil, aspecto que o dissocia de outros gêneros afins, como o Maravilhoso, em que a entrada do sobrenatural ocorre sem essa perturbação. Partindo dessa premissa, este trabalho analisa como o Fantástico se manifesta na literatura de cordel nordestina, com ênfase sobre a reflexão moral e sobre a denúncia de questões que afetam diretamente a classe menos favorecida economicamente. Para a discussão das especificidades do Fantástico, incluindo sua distinção do Maravilhoso, recorremos a reflexões teóricas de autores como Tzvetan Todorov e Irlemar Chiampi. Entre os cordéis analisados ao longo do texto, incluem-se História de Roberto do Diabo (Leandro Gomes de Barros), A moça que bateu na mãe e virou cachorra (Rodolfo Coelho Cavalcante), O homem que falou com o Diabo em Juazeiro (João de Cristo Rei) e O pastor que virou bode (Antônio Araújo de Lucena).