Em Castelos Vazios

Medievalismo e romantismo em “As Canções Solitárias de Laren Dorr” e “Nas Terras Perdidas” de George R. R. Martin

Autores

Resumo

Este trabalho objetiva discutir que tipo de representações do aspecto cultural denominado “Idade Média” estão presentes em dois contos do autor norte-americano George R. R. Martin, “As Canções Solitárias de Laren Dorr” (1976) e “Nas Terras Perdidas” (1982), bem como suas relações com o movimento estético e literário conhecido como romantismo. Ambas as histórias estão entre os primeiros escritos de Martin que podem ser considerados fantasia de temática medieval, sendo, portanto, de alguma forma, precursores de sua série de sucesso mundial, As Crônicas de Gelo e Fogo. Com base nas aproximações que Elizabeth Fay estabelece entre o movimento romântico e uma recuperação de elementos da cultura medieval, bem como nas observações de Shiloh Carroll a respeito do medievalismo presente na obra posterior de Martin, esperamos compreender em que esses escritos iniciais diferem, se é que o fazem, do que como o autor trabalhou os referidos temas a partir da década de 90, e, por consequência, apontar algumas permanências de um paradigma romântico no cenário literário da segunda metade do século XX.

Biografia do Autor

Arthur Maia, UFRGS

Mestrando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro da Martin Studies International Network. Seu foco de pesquisa é a relação da obra do autor norte-americano George R. R. Martin com diversas pautas sociais presentes em diferentes momentos das literaturas de fantasia e ficção científica. 

Gabriela Pirotti Pereira, PPG Letras - UFRGS

Mestranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua pesquisa atual se centra em literatura galesa medieval, trabalhando junto ao projeto Sociedade, História e Memória nas Literaturas de Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

2020-07-27