A heterogeneidade do dizer na obra “A amiga genial”, de Elena Ferrante:
uma análise discursiva
Resumo
A Análise de Discurso de linha pecheuxtiana (AD) ocupa-se de uma abordagem materialista dos estudos do discurso, uma vez que tais discursos são atravessados pelos saberes de ordem do inconsciente e da ideologia. Em nossa posição, entendemos que o discurso literário se configura, a partir da noção de linguagem compreendida pela AD, como um espaço de resistência, pois produz novos sentidos, a partir do gesto de leitura. Para compreender como o discurso literário significa no âmbito dos estudos da Análise de Discurso, realizamos uma análise discursiva de sequências selecionadas a partir do corpus formado por duas obras da série tetralogia napolitana “A amiga genial”, da escritora Elena Ferrante. A partir da concepção de heterogeneidade da linguagem, abordada por Authier-Revuz (1998; 2004), demonstramos como determinadas construções linguísticas fornecem pistas, ao leitor, da relação entre linguagem, corpo e violência bem como delimitam fronteiras do discurso do eu do outro no discurso dos sujeitos-personagens da obra.