O BARROCO E SEU DIÁLOGO COM A CONTEMPORANEIDADE

Autor/innen

Abstract

Sem se prender aos enunciados que nossa cultura proferiu sobre o Barroco, seu estilo, sua estética, seus traços históricos, sua relação com a sociedade colonial, no caso brasileiro, este texto pretende relacionar o caráter inquietante e inabitual dessa tendência dos seiscentos e setecentos aos movimentos da arte contemporânea. Talvez o barroco seja realmente desorganizado, exibicionista, irregular, ridículo, conforme o estigmatizou a codificação do bom-gosto, mas certamente seu caráter sedutor provém dessa estética do exagero e do desperdício, dessa linguagem que se compraz no suplemento, na demasia, no escamoteamento do objetivo, em detrimento da palavra comunicativa, econômica, austera. O diálogo da arte contemporânea com o barroco tem a ver com a ideia de vertigem, de desmesura, de trompe l’oeil, que faz das manifestações artísticas atuais, em grande parte, algo fora dos programas, dos projetos, das metanarrativas da metafísica ocidental. É nesse sentido que falamos de um olhar barroco, uma escuta barroca, um pensar barroco, um sentir barroco, afinal.


Autor/innen-Biografie

Cid Ottoni Bylaardt, Universidade Federal do Ceará (UFC)

prof. Associado II da UFC

BOlsista de Produtividade N2 do CNPq

Literaturhinweise

ANTUNES, Arnaldo. n. d. a. São Paulo, Iluminuras, 2010.

ÁVILA, Affonso. A lógica do erro. São Paulo: Perspectiva, 2002.

ÁVILA, Affonso. O lúdico e suas projeções no mundo barroco. São Paulo: Perspectiva, 1971.

CAMPOS, Haroldo. Crisantempo. No espaço curvo nasce um. São Paulo: Perspectiva, 2004.

CAMPOS, Haroldo. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 2006.

CAMPOS, Haroldo. O sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1989.

CÂNDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CÂNDIDO, Antonio, e CASTELLO, José Aderaldo. Presença da Literatura Brasileira. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968.

COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. (Dir. A.Coutinho) V. 1. Rio de Janeiro- RJ: José Olympio; Niterói-RJ: EDUFF, 3a. ed., 1986.

DELEUZE, Gilles. A dobra - Leibniz e o Barroco. Trad. Luiz Orlandi: Campinas, SP: Papirus, 1991.

HILST, Hilda. Cantares. São Paulo : Globo, 2004. (Obras reunidas de Hilda Hilst)

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. Maria da Conceição Costa. Lisboa: Edições 70, 2004.

LEMINSKI, Paulo. Catatau. São Paulo: Iluminuras, 2012.

ROMERO, Silvio. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1980.

SALOMÃO, Wally. Pescados vivos. Rio de Janeiro: Editora Rocco Ltda, 2004.

Veröffentlicht

2018-07-27