O O feminino como constelação em devir nas literaturas africanas: um olhar para um conto de Mia Couto

Authors

  • Karoline Cipriano dos Santos Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Guilherme Orestes Canarim
  • Silvana Mazzuquello Teixeira

Abstract

This work deals with the feminine as a constellation in becoming. In particular, we elaborate some aspects of a topology of female subjective expression, through the reading and analysis of the short story “A Menina de Futuro Torcido” by Mia Couto. Our central question is: in what way does the tale evidence the thresholds of the becoming of the feminine and its conceptual constellations? To explore this issue, we established an essentially bibliographic methodology, but we also made use of elements and instruments such as narrative review and an essayistic approach. We start from three preliminary notions, which help us in the reading, but we are don’t cling to them in terms of categories. With the support of authors such as Oyewumi (2004), Adorno (2000), Silva (2016, 2017, 2020, 2021), among others, we outline and highlight some reflections on the feminine, understanding it as a constellative becoming. We were able to perceive many similarities with Brazil and sketch some understanding of this similarity, albeit in different geographical spaces. The hypothesis based on Oyewumi (2004), Brito and Paula (2013), among other authors, is that colonization violently extended gender relations from the metropolis to the colonies, to stolen/invaded spaces. We could perceive conceptual constellations between feminine, poverty, entertainment, silencing and despair for survival.

Author Biographies

Karoline Cipriano dos Santos, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC com apoio do FUMDES. Graduada em Pedagogia. Foi bolsista de Iniciação Científica nos anos de 2017, 2018 e 2019 sob orientação do professor Dr. Alex Sander da Silva. Participou do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Pedagogia em 2018 e 2019. Atua nas linhas de pesquisa Educação, Formação de professores, Narrativas, Educação não-formal, infâncias e vulnerabilidade. Atualmente está atuando em atividades administrativas e monitoria do sistema Moodle no Setor de Educação à Distância da UNESC. Integrante do GEFOCS (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, formação cultural e sociedade), coordenado pelo professor Dr. Alex Sander da Silva e pela Dra. Daini Barboza, de 2017 até o presente momento.

Guilherme Orestes Canarim

Graduando do curso de filosofia-licenciatura no Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Atualmente é membro do GEFOCS (Grupo De Estudos em Formação Cultura e Sociedade) e bolsista de iniciação cientifica do CNPq. Tem experiência em pesquisa no campo da educação, em especial nos temas: Formação Cultura, Filosofia da Educação e Teoria Crítica da Educação e Estética na Educação. Editor da Revista Saída desde 2015.

Silvana Mazzuquello Teixeira

Concluiu o ensino médio pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e foi bolsista em um projeto de pesquisa chamado "Projeto arquitetônico para longevidade", nos anos de 2015/2016. Graduada em Licenciatura em Letras, foi bolsista em Pesquisa com um projeto chamado "A influência da variação linguística no processo de aquisição de linguagem escrita: recorte no fenômeno da semivocalização", e bolsista em Extensão, com projeto intitulado "Leitura literária com detentos", todos pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Mestranda em Educação - UNESC, com temática sobre educação em prisões, até o momento. Suas pesquisas têm ênfase em Pesquisa e Docência, Políticas Públicas e Educação em Prisões/EJA.

Published

2024-07-07