MULHERES DE EÇA DE QUEIRÓS: O ROMANCE PORTUGUÊS E O CINEMA BRASILEIRO
Resumen
Este artigo é fruto de pesquisa de Iniciação Científica, com bolsa Capes/Fapesb, que se desenvolve no DEVIR, grupo de pesquisa interdepartamental, constituído no Instituto Federal da Bahia (IFBA) e dedicado ao estudo das questões de identidade, gênero e subjetividade. Para este texto procuramos analisar duas obras de diferentes suportes: o romance O Primo Basílio, publicado em 1878, e o filme homônimo, dirigido por Daniel Filho e lançado em 2007. Selecionamos cenas que se reproduzem nas duas obras e buscamos entender como se dá o processo de constituição de duas personagens: Luísa e Leopoldina (Leonor, no filme). Analisamos como se conformam os espaços de circulação do feminino nos contextos português, na obra de Eça de Queirós, e brasileiro, no filme ambientado em São Paulo, no final da década de 1950. Para tanto, consideramos literatura e cinema como processos de reflexão social, que permitem ser analisados e problematizados, na inter-relação entre a obra e a sociedade.
Citas
ASSIS, Machado. Obra Completa. 3 volumes. Rio de Janeiro: Aguillar, 1997.
DANTAS, Francisco J. C. A mulher no romance de Eça de Queirós. São Cristóvão, SE: Editora da Universidade Federal de Sergipe, 1999. p. 49-104.
FIGUEIREDO, Mônica. Os rascunhos de um projeto: O Primo Basílio, de Eça de Queirós. In:______________. No Corpo, na casa e na cidade: as moradas da ficção. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2011. P. 25-116
FIGUEIREDO, Mônica. Trapacear o engano: A (r)existência feminina na narrativa de Eça de Queirós. In: REIS, Carlos (coord.). Figuras da Ficção. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa/Universidade de Coimbra. 2006. P. 94-103
FILHO, Daniel. A fórmula do fracasso existe. Entrevista à Folha de São Paulo. São Paulo: Folha de São Paulo, 05 de agosto de 2007. Não paginado. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0508200707.htm>. Acesso em 20 abr. 2017.
LOPES, Oscar. Nação e Nacionalidade Portuguesas: o legado de Oliveira Martins. Separata da Revista da Universidade de Coimbra. Vol. XXXVIII. 1999. P.385-386
MATOS, A. Campos. Sexo e sensualidade em Eça de Queirós. Ilustrações de Rui Campos Matos. Lisboa: Rolo & Filhos, 2012a.
MELO, D. Francisco Manuel de. Carta de Guia dos Casados. Prefácio biográfico por Camilo Castelo Branco e notas por Teófilo Braga. Porto: Lello & Irmão Editores, 1971.
MONTEIRO, Sonia. Comeres de 1900. Sintra: Colares Editora, 2000.
O PRIMO BASÍLIO. Direção de Daniel Filho. Produção: Caíque Martins Pereira. Roteiro: Euclydes Marinho, Intérpretes: Glória Pires, Débora Falabella, Fábio Assunção, Simone Spoladore. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2007.
QUEIRÓS, Eça de. Obra Completa: quatro volumes. Organização geral, introdução, fixação dos textos autógrafos e notas introdutórias Beatriz Berrini. Rio de Janeiro: Aguilar, 1997.
SÉRGIO, António - “Notas sobre a imaginação, a fantasia e o problema psicológico-moral na obra novelística de Eça de Queirós”. In Ensaios. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1971, tomo VI, pp. 53-120.