A figuração da cidade em Os versos satânicos de Salman Rushdie

Autores/as

Resumen

O presente artigo aborda as manifestações da figuração da cidade na narrativa de Os versos satânicos de Salman Rushdie (1998). Para alcançar tal escopo, a análise apropriou-se dos conceitos de espaço simbólico (SAID, 2007; TUAN, 1980; LEFEBVRE, 1991), e da história non événementielle (LE GOFF, 1990) aplicados com o modelo trialético da espacialidade (SOJA, 1996). O emprego desta metodologia interdisciplinar facultou um entendimento mais detalhado da representação espacial no estilo rushdiano. As propostas da geografia simbólica e da história non-événementielle inserem-se no contexto da produção de categorias analíticas que propiciem uma apreensão sistemática das manifestações do espaço urbano dentro do ambiente ficcional de Os versos satânicos.

Biografía del autor/a

Erimar Wanderson da Cunha Cruz, Universidade Federal do Ceará

Erimar Wanderson da Cunha Cruz, professor do Instituto Federal do Piauí – Campus São Raimundo Nonato, é licenciado em Letras/Português (UESPI), mestre em Estudos Literários  (UFPI) e doutorando em Literatura Comparada (UFC). Atualmente, faz parte do Grupo de Estudos A “Nova Grécia”: o Brasil e a Itália da Modernidade, em que se debruça sobre o poeta baiano Manuel Botelho de Oliveira, especialmente no que toca ao estudo das redes de tradição e recepção nas quais se insere sua produção. Contato: erimar.cruz@ifpi.edu.br.

Publicado

2021-04-30