Por dentro das leis

a temática indígena em Abaré e sua abordagem nas aulas de língua estrangeira/adicional pelo viés da multimodalidade

Autores/as

Resumen

Em nosso país, práticas e estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais se atentam cada vez mais para a relevância do trabalho com ações afirmativas (GOMES, 2002; MUNANGA, 2001) em sala de aula. Além disso, diante dos meios de comunicação atuais, pesquisas na área de multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000; KRESS; VAN LEEUWEN, 2010; ROJO, 2017) demonstram a necessidade do uso de outros meios semióticos, além do texto verbal e escrito. Nesse viés, este estudo tem por escopo dialogar sobre teoria e sugerir ações pedagógicas envolvendo os multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000), com foco em leitura e uso de imagens em aulas de língua estrangeira/adicional para o trabalho intercultural. Para isso, propomos atividades pedagógicas envolvendo a obra Abaré (LIMA, 2009) corroborando a relevância da cultura indígena (BRASIL, 2004; BRASIL, 2008) no contexto escolar. Concluímos, com este estudo, que a pedagogia dos multiletramentos aplicada ao texto literário com ênfase no exercício intercultural permite aos professores realizarem práticas pedagógicas diferenciadas, levando os alunos a otimizarem as habilidades linguísticas de uma maneira crítica e social, a fim de alcançar os objetivos propostos e refletir sobre (inter/trans/multi)culturalidade e ensino, combatendo estereótipos, preconceitos, barreiras e choques culturais.

Publicado

2022-06-12