Semiótica e Cinema: os signos da aflição de Violeta, no filme O Abismo Prateado
Abstract
O cinema é capaz de veicular sensações e reflexões cotidianas através do seu diversificado arcabouço técnico, podendo abordar diversos assuntos recorrentes socialmente, dentre os quais se pode destacar o tema do abandono. Partindo dessa temática, diretores como Karim Aïnouz produziram obras notáveis, sobretudo, no modo como expressam sentimentos capazes de despertar a identificação do público com os personagens. Levando em conta tais aspectos, este ensaio objetiva analisar os signos que possibilitam a elaboração do sentimento de aflição da personagem Violeta na cena da construção, no filme O Abismo prateado (2011), do cineasta cearense Karim Aïnouz. Nesse intuito, serão utilizados os pressupostos teóricos da Semiótica Moderna, com ênfase nos postulados de Charles Sanders Peirce para a elaboração das análises. Como metodologia para o desenvolvimento do trabalho, será aplicada a abordagem qualitativa, em relação ao problema, e descritiva, em relação ao objetivo. As problematizações efetivadas a partir das análises mostram como o diretor Aïnouz faz uso dos mais diversos signos para criar um ambiente de angústia e de não pertencimento da personagem principal, em decorrência do término de sua relação amorosa.
Riferimenti bibliografici
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Tradução: Lauro António; Maria Eduarda Colares. Lisboa Portugal. Dinalivro, 2005.
MORISAWA, Mariane. A canção “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque, vira filme de reconciliação. Gazeta do povo, Mai. 2011. Caderno G. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/a-cancao-olhos-nos-olhos-de-chico-buarque-vira-filme-de-reconciliacao-3y9phqbhd2p7ixtwsbsd7hv7y>. Acesso em: 13/07/18.
MUNSTERBERG, Hugo. As emoções. In: Xavier, Ismail (org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal: Embrafilme, 1983. p. 46-54.
NARDIN, Ana Luísa et al. Caracterização e análise de O céu de Suely de Karim Aïnouz, como uma narrativa de viagem. Revista Universitária do Audiovisual - RUA, n° 72, maio. 2014. Disponível em: <http://www.rua.ufscar.br/caracterizacao-e-analise-de-o-ceu-de-suely-de-karim-ainouz-como-uma-narrativa-de-viagem/>. Acesso em: 20/01/19.
O ABISMO prateado. Direção: Karim Aïnouz, produção: Rodrigo Teixeira et al. Brasil: Vitrine filmes, 2011. (83min).
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. Trad. José Teixeira Coelho Neto. 3. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.