Cronotopos em Los Pequeños Seres de Salvador Garmendia

Autori

  • María Emilia Landaeta Silva Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

O presente artigo é um estudo sobre a obra literária Los Pequeños Seres (1959), do escritor venezuelano Salvador Garmendia. O texto do autor enfatiza o ser em crise, o habitante da cidade complexa e o aspecto urbano da cidade. A partir disso, busca-se refletir a representação do espaço e do tempo (passado e presente) na referida obra, por meio do conceito de Cronotopo de Mikhail Bakhtin. Como resultado, têm-se a relação entre os conflitos sociais e individuais de Mateo Martán, protagonista da obra, apresentados esteticamente através de fluxos de consciência e autorreflexividade potencializada pela relação entre o tempo-espaço e o pequeño ser. Através das teorias de autores como Bachelard, Bourneuf, Ouellet, Brandão, Churión, Dimas, Fernandes, Jaramillo, Lukács, Wellek e Warren buscar-se-á analisar e refletir sobre a relação da cidade com os cidadãos e os espaços habitados desde a infância, com o intuito de comprender melhor a personalidade e atuação de Mateo Martán na narrativa.    

 

Palavras-chave Cronotopo. Cidade. Ser. relação espaço-temporal.                 

Biografia autore

María Emilia Landaeta Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Formada em Idiomas Modernos, habilitação Empresarial, na Universidad Arturo Michelena, UAM (Venezuela). 

Mestra em Estudos de Linguagem (Literatura), na Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT (Brasil). 

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, UFU (Brasil). 

Bolsista CAPES

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Pubblicato

2021-10-01

Fascicolo

Sezione

Estudos Literários