Manuais de ensino de literatura francesa: uma discussão sobre gênero, cânone e ensino

Autori

  • Grace Alves da Paixão Universidade Federal do Espírito Santo

Abstract

Neste trabalho, propõe-se uma discussão sobre as relações entre gênero, cânone e ensino, tendo como ponto de partida dois manuais : Les grands auteurs du programme, elaborado nos anos de 1950 por André Lagarde e Laurant Michard; e Littérature Progressive du Français, elaborado nos anos 2000 por Nicole Blondeau, Ferroudja Allouache e Marie-Françoise Né, manuais bastante difundidos no contexto brasileiro. O objetivo é observar neles a visibilidade de autoras e, assim, ensejar reflexões a respeito do apagamento das obras escritas por mulheres ao longo da historiografia literária francesa. Tal apagamento é visível na formação do cânone, na elaboração dos materiais didáticos e no ensino de literatura. A reflexão traz aportes de Bloch, Michelet, Compagnon, Proust, Barthes, Foucault e Dalcastagnè e demonstra que, nos tempos atuais, o ensino da literatura de autoria feminina é uma questão trazida pelos estudantes universitários e que os docentes cada vez mais são convidados a terem uma posição crítica em relação aos manuais.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-12-13