A AUTOFICÇÃO EM CAIO FERNANDO ABREU, O “BIÓGRAFO DAS EMOÇÕES”
Resumo
Neste trabalho, propomos uma leitura do conto “Depois de agosto”, de Caio Fernando Abreu, a partir da ideia de autoficção. Compreendendo as características que tornam a autoficção distinta, das narrativas autobiográficas e da narrativa tradicional em terceira pessoa, mostramos como a escritura ao mesmo tempo aproxima e distancia o autor dos acontecimentos narrados. Surge dessa leitura a problemática em torno das intersecções entre o real e o ficcional e entre as posições discursivas do narrador e do autor, bastante discutidas na atualidade e vistas, por muitos críticos, como tendências da literatura contemporânea. Para entender o texto como autoficional e, portanto, relacionado à biografia do autor, tecemos comparações entre as fabulações do conto e acontecimentos por ele narrados em suas crônicas, gênero que propõe a identificação entre autor e narrador. Em nosso referencial teórico, utilizamos autores como Lejeune (1994), Doubrovski (2014), Colonna (2014), entre outros, a fim de esclarecer os conceitos trabalhados.
Referências
REFERÊNCIAS
ABREU, Caio Fernando. Ovelhas negras: (de 1962 a 1995). Porto Alegre: L&PM, 2002.
ABREU, Caio Fernando. Pedras de Calcutá. São Paulo: Alfa-Omega, 1977.
ABREU, Caio Fernando. Pequenas epifanias. São Paulo: Agir, 2006.
ÁLVAREZ, María Antonia. La autobiografía y sus gêneros afines. Epos: revista de filosofia. 1989, n. 5. Disponível em: http://e-spacio.uned.es/fez/view.php?pid=bibliuned:Epos58F03BE4-878B-BC3A-32B5-9DE0CD56F8E4. Acesso em: 20 jul. 2011.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Tradução, introduções e notas Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulus, 1990.
COLONNA, Vincent. Tipologia da autoficção. In: NORONHA, J.M.G. (Org) Ensaios sobre a autoficção. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
DOUBROVSKY, Serge. O último eu. In: NORONHA, J.M.G. (Org) Ensaios sobre a autoficção. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
FIGUEIREDO, Eurídice. Mulheres no espelho: Autobiografia, ficção, autoficção. Rio de Janeiro: Eduerj, 2013.
LEJEUNE, Philippe. Autoficção e Cia. In: NORONHA, J.M.G. (Org) Ensaios sobre a autoficção. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
LEJEUNE, Philippe. El pacto autobiográfico y otros estudios. Madrid: Megazul-Endymion, 1994.
ROCHA, Clara Crabbé. Máscaras de Narciso: estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal. Coimbra: Almedina, 1992.