MONITORES EM AÇÃO NO ENSINO COLETIVO DE CORDAS DA UFC

Autores/as

  • Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcantara Universidade Federal do Ceará
  • Liu Man Ying Universidade Federal do Ceará
  • Dora Utermohl de Queiroz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n15.20171

Palabras clave:

ensino coletivo de cordas, monitoria, ações de extensão.

Resumen

Esta pesquisa faz parte de um conjunto de ações investigatórias sobre o ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas na Universidade Federal do Ceará - UFC. O objetivo desse trabalho é compreender a importância dos monitores no desenvolvimento da metodologia do ensino coletivo de cordas no curso de música da UFC juntamente ao projeto de ensino coletivo de instrumentos Sinfonia.br e qual a relevância dessa experiência para a formação dos monitores na visão deles mesmos. A abordagem deste trabalho será qualitativa em um estudo de caso e sua metodologia se dará por meio de análise documental e uma entrevista grupo focal com todos os monitores que atuam com a metodologia na UFC. Sobressaiu-se nesta pesquisa a evolução dos projetos, o aumento do número de alunos inscritos e nas experiências proporcionadas aos monitores dessas ações de extensões que amadurecem sua formação docente, artístico, técnico-instrumental e humana a partir dessa oportunidade.

Biografía del autor/a

Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcantara, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do curso de música da UFC

Liu Man Ying, Universidade Federal do Ceará

Professora de prática instrumental (violino e viola) no curso de música da Universidade Federal do Ceará

Dora Utermohl de Queiroz, Universidade Federal do Ceará

Professora de prática instrumental (violloncelo e contra-baixo) no curso de música da Universidade Federal do Ceará

Citas

BONDÍA. Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução: João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Música: São Paulo, 2002.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.

LIMA, Marlucia de Lima; FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes. A formação docente e musical através do ensino coletivo de cordas de violino: um relato de experiência no curso de extensão da Universidade Federal do Ceará. In. Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais: Teorias e práticas, 7., Sobral. Anais... Sobral: ENECIM, 2016. p. 263-270.

MATOS, Elvis de Azevedo. Orquestra de Câmara da UFC realiza hoje (23) concerto pelos 50 anos do Teatro Universitário, jun. 2015. Disponível em: <http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2015/6842-orquestra-de-camara-da-ufc-realiza-hoje-23-concerto-pelos-50-anos-do-teatro-universitario>. Acesso em: 10 abr. 2017.

MELO, Marcos Levi Bento. YING, Liu Man. A importância dos ambientes de formação musical através do ensino coletivo de cordas da UFC: Trajetórias e experiências. In. Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais: Teorias e práticas, 7., Sobral. Anais... Sobral: ENECIM, 2016. p. 244-253.

YING, Liu Man. Diretrizes para o ensino coletivo de violino. Tese de Doutorado. São Paulo, ECA-USP, 2012.

YING, Liu Man. O ensino coletivo direcionado no violino. Dissertação de mestrado. São Paulo, ECA-USP, 2007.

Publicado

2018-06-29

Número

Sección

Artigos Originais