PRÁTICAS INTEGRATIVAS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA COVID-19

REINVENÇÕES E ARTICULAÇÕES COM FERRAMENTAS ONLINE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v23.n1.60351

Palabras clave:

Terapias Complementares, Infecções por Coronavírus, Pandemias, Enfermagem

Resumen

Relato de experiência associado à análise reflexiva que tem por objetivo relatar as atividades de Projetos de Extensão Universitária relacionados às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), diante da pandemia da COVID-19, e suas articulações com as ferramentas on-line. A partir da necessidade de manutenção das atividades dos projetos e ainda de proporcionar aos acadêmicos espaços de discussão sobre ações de saúde que auxiliassem não apenas no âmbito físico, mas também mental, utilizou-se as Plataformas de Videoconferência e de Mídias Sociais para alcançar a comunidade em distanciamento social. Como resultado, produziu-se conteúdos sobre a temática em mídias sociais, uma cartilha sobre PICS em tempos de COVID-19, realizou-se eventos on-line e, assim, a manutenção dos projetos de extensão. Conclui-se que as ferramentas on-line são instrumentos viáveis para promover a aproximação com a comunidade, difundir as PICS e desenvolver atividades de Extensão em saúde.

Biografía del autor/a

Andressa Teoli Nunciaroni, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Departamento de Enfermagem de Saúde Pública (DESP). Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Natália Chantal Magalhães da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica (DEMC). Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Priscila de Castro Handem, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Departamento de Enfermagem Fundamental (DEF). Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP-UNIRIO).

Rôsane Mello, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica (DEMC). Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Publicado

2022-09-23