ENSINO DAS VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA SOB UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
Palavras-chave:
ensino, variedades linguísticas, multimodalidade, língua espanhola.Resumo
Este ensaio versará sobre o uso de textos hispano-americanos sob a perspectiva multimodal para a aprendizagem do léxico do espanhol como língua estrangeira, levando em consideração as variedades hispano-americanas, pois acredita-se ser significativo que os alunos tenham uma amplitude lexical que vai além do espanhol peninsular. O objetivo principal deste trabalho é despertar o interesse na elaboração de atividades com textos multimodais para que os alunos possam ter contato com o léxico pertencente às variedades do espanhol da hispano-américa e, com isso, aperfeiçoar suas habilidades de comunicação e interpretação textual. Para isso, utilizar-se-á as definições de Silva (2016) e Cope e Kalantzis (2000 e 2013) que versam sobre o trabalho de inserção de novas tecnologias e sobre a Pedagogia dos Multiletramentos, Morelo (2008) para o trabalho com o léxico, fundamentos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que já aborda o trabalho com língua estrangeira unida aos multiletramentos, além de Silva; Castro Filho; e Freire (2013) que utilizaram uma ferramenta multimodal para o ensino de inglês como língua estrangeira. Apresenta-se, também, um exemplo de trabalho que pode ser desenvolvido durante o processo de ensino das variedades hispano-americanas durante as aulas.