ENSINO DAS VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA SOB UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL

Autores

  • Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza Universidade Federal do Ceará
  • Raimundo Nonato de Lima e Silva Filho Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

ensino, variedades linguísticas, multimodalidade, língua espanhola.

Resumo

Este ensaio versará sobre o uso de textos hispano-americanos sob a perspectiva multimodal para a aprendizagem do léxico do espanhol como língua estrangeira, levando em consideração as variedades hispano-americanas, pois acredita-se ser significativo que os alunos tenham uma amplitude lexical que vai além do espanhol peninsular. O objetivo principal deste trabalho é despertar o interesse na elaboração de atividades com textos multimodais para que os alunos possam ter contato com o léxico pertencente às variedades do espanhol da hispano-américa e, com isso, aperfeiçoar suas habilidades de comunicação e interpretação textual. Para isso, utilizar-se-á as definições de Silva (2016) e Cope e Kalantzis (2000 e 2013) que versam sobre o trabalho de inserção de novas tecnologias e sobre a Pedagogia dos Multiletramentos, Morelo (2008) para o trabalho com o léxico, fundamentos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que já aborda o trabalho com língua estrangeira unida aos multiletramentos, além de Silva; Castro Filho; e Freire (2013) que utilizaram uma ferramenta multimodal para o ensino de inglês como língua estrangeira. Apresenta-se, também, um exemplo de trabalho que pode ser desenvolvido durante o processo de ensino das variedades hispano-americanas durante as aulas.

Biografia do Autor

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza, Universidade Federal do Ceará

Possui Licenciatura Plena em Letras Habilitação Português/Espanhol e suas Literaturas (2005) e Mestrado em Lingüística Aplicada (2008), ambos pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorado em Linguística (2014) pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como docente efetiva da Universidade Federal de Alagoas, e como docente substituta da Universidade Estadual do Ceará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal do Ceará, atuando na área de Língua e Ensino. Foi chefe do Departamento de Letras Estrangeiras de dezembro de 2019 a dezembro de 2020. De Membro do grupo de pesquisa GP-LEER e SOCIOLIN-CE. Tem experiência na área de Letras e desenvolve pesquisas, sobretudo, em Linguística Aplicada, Didática da Língua e Literatura Espanhola, Formação de leitores em língua espanhola e Ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira através do uso do texto literário e Estudo de Intertextualidade e Intertextualização.

Raimundo Nonato de Lima e Silva Filho, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal do Ceará, é graduado em Letras/Espanhol (Licenciatura Plena) pela mesma Universidade. Foi bolsista do Projeto de Iniciação à Docência do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, com monitoria dos Semestres Iniciais do curso de Letras Português/Espanhol. Atuou como professor de Língua Espanhola (níveis inicial e intermediário) do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professor do Ensino Fundamental II.

Downloads

Publicado

2021-08-15

Como Citar

de Castro Rodrigues Souza e Souza, L. J., & de Lima e Silva Filho, R. N. (2021). ENSINO DAS VARIEDADES DA LÍNGUA ESPANHOLA SOB UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 9(1), 67–79. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71448