CANÇÕES FLAMENCAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AULAS DE E/LE

Autores

  • Paulo Eugênio RIFANE de Sousa

Palavras-chave:

Canções flamencas; ensino de Espanhol; Língua estrangeira

Resumo

Este artigo propõe a utilização de canções flamencas como recurso pedagógico para aulas de E/LE, visto que nas letras das referidas canções é possível encontrar diversas informações culturais da Espanha, o que abrange os costumes, os monumentos, as cidades e bairros históricos, o jeito de pensar e agir. Essa ideia justifica-se pelo fato de que estudar uma língua estrangeira não deve significar um estudo apenas gramatical, mas que também considere o elemento sociocultural, pois língua e cultura estão inteiramente relacionadas. Para fortalecer essa concepção, este artigo apresenta um pouco da história do Flamenco, sua origem e relação com a Espanha e o povo espanhol, alguns exemplos de palos flamencos e propostas de atividades com a finalidade de demonstrar aos professores de Espanhol que a utilização de canções flamencas em suas aulas é um recurso importante, pois constata-se que, a partir delas, no campo linguístico é possível enriquecer a aula com análises de variedades da língua, principalmente no que diz respeito às variações da região andaluza, e no campo cultural aspectos que vão desde o estudo sobre lugares até uma análise comportamental da sociedade espanhola, com ênfase na andaluza, cujos padrões sociais e provincianos são retratados nas letras das canções flamencas.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

RIFANE de Sousa, P. E. . (2021). CANÇÕES FLAMENCAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AULAS DE E/LE. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 8(2), 3–17. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/61067

Edição

Seção

ARTIGOS EM TEMÁTICA LIVRE