LOS SISTEMAS FILOSÓFICOS Y SÓCIO-POLÍTICOS REFLEJADOS EN LAS VÁRIAS ABORDAJES DE ENSEÑANZA DE LENGUA ESTRANJERA Y SUS PRESUPUESTOS PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE E/LE

Autores/as

  • Cícero Miranda UFC

Palabras clave:

abordaje de enseñanza, formación de profesores, ideología

Resumen

Este trabalho tem como objetivo discutir as bases filosóficas que dão base às concepções teórico-metodológicas das diversas abordagens de ensino de língua estrangeira. Além disso, busca relacioná-las com as teorias linguísticas, a partir de suas concepções de língua, ensino, papel de professor e de aluno. Por fim, propõe analisar a proposta presente em documentos oficiais de governo e instituições, no que se refere à formação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), para, finalmente, esclarecer algumas posturas práticas tomadas por professores em sala de aula e, por último, refletir sobre como esses conceitos, posições filosóficas e posturas metodológicas afetam o ensino e a formação de docentes de E/LE. Assim, poder-se-á revelar as intrínsecas relações de poder e coerção mantidas por instituições de governo para a determinação de parâmetros dentro da formação de professores, na concepção de poder, conforme o discutido por Van Dijk (2008), segundo o qual são estabelecidos mecanismos de controle na sociedade, sobretudo pelo Estado. Igualmente, poderemos constatar que as discussões em torno da efetivação das propostas da abordagem comunicativa de ensino de língua, inserida no Brasil desde a década de 70 encontra, ainda hoje, incongruências entre seus postulados teóricos e sua real aplicação em sala de aula, por professores, conforme argumentam Almeida Filho (2011), Schmitz (2007) e Miranda (2012).

Publicado

2021-06-13

Cómo citar

Miranda, C. (2021). LOS SISTEMAS FILOSÓFICOS Y SÓCIO-POLÍTICOS REFLEJADOS EN LAS VÁRIAS ABORDAJES DE ENSEÑANZA DE LENGUA ESTRANJERA Y SUS PRESUPUESTOS PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE E/LE. PERIÓDICO ELETRÓNICO DEL GEPPELE, 1(1), 10–31. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71210