TRANFORM(ACCIONES) NECESARIAS EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE LENGUAS

Autores/as

  • Maria Luisa Ortiz Alvarez Universidade de Brasília

Palabras clave:

Lingüística Aplicada, enseñanza de español, formación de profesores, educación

Resumen

A formação do professor de LE tem relação direta com o contexto local e global e sua construção se dá científica e culturalmente, social e politicamente pelos
diversos atores humanos e instâncias criadas pela humanidade. Por esta razão, a formação ocorre em consonância com os anseios da sociedade, logo não é
completamente autônoma e isolada do mundo ao definir suas diretrizes ou papéis. Em primeiro lugar, levam-se em consideração as questões teóricas que ancoram os parâmetros de língua estrangeira e que se referem à visão sócio-interacional da linguagem e da aprendizagem. Em segundo, precisa-se de uma reflexão sistemática sobre a prática pedagógica desenvolvida pelo professorado, na medida em que essa prática é o elemento mediador entre história social e pessoal, entre instituição e sociedade, entre educação e sociedade. Assim, é mediante a exposição sistemática ao debate e ao confronto entre conhecimento e realidade, à troca e ao intercâmbio, ao estabelecimento de redes de relacionamento nas respectivas áreas de atuação que se constitui certamente o núcleo de uma política educacional voltada para a qualidade de ensino em que também a interlocução contínua entre teoria e prática é uma condição.
Neste trabalho serão relacionados os referenciais teóricos que têm contribuído na formação dos professores, como também na interpretação da sua prática pedagógica para uma verdadeira transform(ação) como profissionais da linguagem.

Publicado

2021-07-29

Cómo citar

Ortiz Alvarez, M. L. . (2021). TRANFORM(ACCIONES) NECESARIAS EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE LENGUAS . PERIÓDICO ELETRÓNICO DEL GEPPELE, 1(1), 50–68. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71541