CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DIDÁTICA DA LEITURA NAS AULAS DE ESPANHOL

Autores

  • Elzimar Costa UFMG

Palavras-chave:

Texto, compreensão leitora, ensino de E/LE

Resumo

O texto na sala de aula pode ser usado com, pelo menos, três finalidades diferentes: como instrumento para ensinar/aprender a língua, como ponto de partida para a discussão de um tema ou como objeto de leitura em função de uma habilidade a ser desenvolvida. Essas alternativas não se excluem, podemos explorar um texto contemplando as três finalidades mencionadas. Neste artigo, no entanto, focalizo o trabalho com o texto na aula de espanhol com o propósito de desenvolver a habilidade de compreensão leitora, o que pressupõe a elaboração de um projeto de leitura: seleção de gêneros discursivos, formulação de objetivos de acordo com os gêneros escolhidos e definição de como os textos serão lidos em função dos objetivos. Esses fatores, por sua vez, devem estar articulados com as concepções de leitura.

Downloads

Publicado

2021-06-13

Como Citar

Goettenauer de Marins Costa, E. (2021). CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DIDÁTICA DA LEITURA NAS AULAS DE ESPANHOL. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 1(1), 32–49. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71211