Entre o objeto e o sujeito: composição, diálogo e confluência na recuperação da informação em arquivos

Autores

  • Dacles Vágner da Silva Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-Graduação em CI
  • Osvaldo de Souza Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-Graduação em CI
  • Jefferson Veras Nunes Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-Graduação em CI
  • Lidia Eugenia Cavalcante Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-Graduação em CI

DOI:

https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v2i2.2017.20438

Palavras-chave:

recuperação da informação, arquivologia, objetividade, subjetividade.

Resumo

A Recuperação da Informação (RI) é investigada em diversas áreas, dentre elas a Arquivologia. Ao examinar o conceito de RI no campo da Arquivologia, percebe-se a influência de estudiosos e teóricos da Ciência da Informação (CI) e da Ciência da Computação (CC). No presente texto busca-se entender a RI em relação aos ambientes chamados de arquivo e entender como a RI foi exercitado em publicações dos últimos anos sob a égide de elementos que podem compor visões de natureza tanto objetivista, bem como subjetivista – típicas de uma discussão já em desenvolvimento no terreno epistemológico da CI. A partir de tais traçados pode-se lança-se o problema de pesquisa: como se relacionam as questões e elementos tanto de ordem da objetividade, bem como da subjetividade referente RI e os temas correlatos no campo arquivístico? A pesquisa teve abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico. A coleta foi empreendida em portais digitais de revistas e periódicos científicos da CI e Arquivologia. Coletaram-se estudos que tratavam da RI em arquivos nos últimos 5 anos. O método de análise dos dados utilizado foi de conteúdo. Achados da pesquisa indicam que as visões baseadas na objetividade e subjetividade, considerando-se a relação objeto-sujeito, não se apresentam dicotômica.

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Biografia do Autor

Dacles Vágner da Silva, Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-Graduação em CI

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFC). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2011); Especialização em Gestão Pública - UAB/UEPB(2015). Tem interesse nas áreas de: Automação em Arquivologia, Engenharia de Software, Dados Abertos, Metadados e Banco de Dados. Atualmente é Técnico em Arquivo da Universidade Federal do Ceará.

Osvaldo de Souza, Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-Graduação em CI

Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará no Departamento de Ciências da Informação. Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Bacharel em Informática pela Universidade de Fortaleza. Atua nas áreas da Ciência da Informação e da Computação, Engenharia de Teleinformática, atuando principalmente nos temas associados à Representação do Conhecimento, Processamento de Linguagem Natural, Tecnologias Assistivas, Redes Neurais Artificiais, Reconhecimento de Padrões e Compressão de Dados, Visão Computacional.

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-Graduação em CI

Possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2010) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2007). É professor adjunto do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC).Tem experiência em temas relacionados a processos ensino-aprendizagem, práticas informacionais, mediação e uso da informação, aspectos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação.

Lidia Eugenia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-Graduação em CI

Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal - Canadá, com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. É professora associada III do Departamento de Ciências da Informação, da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFC/PPGCI (2016-2017). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação e da leitura, tecnologia social e desenvolvimento local, memória social e patrimônio, competência em informação, aprendizagem colaborativa e educação a distância e inovação social. Desde 2008 coordena o projeto Ler para Crer, de metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias e em 2010 recebeu o Prêmio Viva Leitura pelo referido projeto.

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Publicado

2017-12-24

Como Citar

DA SILVA, Dacles Vágner; DE SOUZA, Osvaldo; NUNES, Jefferson Veras; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Entre o objeto e o sujeito: composição, diálogo e confluência na recuperação da informação em arquivos. Informação em Pauta, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 92–109, 2017. DOI: 10.32810/2525-3468.ip.v2i2.2017.20438. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20438. Acesso em: 19 dez. 2024.

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