Mapeamento da memória audiovisual online dos cursos de Jornalismo originados do Programa Reuni

  • José Jullian Gomes de Souza Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave: Novos lugares de memória., Telejornalismo, Arquivamento audiovisual

Resumo

Este artigo objetiva investigar o processo de armazenamento da memória audiovisual em plataformas online, a partir dos cursos de Jornalismo criados pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Como objetivo geral busca-se investigar se e como os 15 (quinze) novos cursos de Jornalismo criados pelo Reuni estão arquivando e disponibilizando esses documentos na plataforma online. E os objetivos específicos: a) mapear os novos cursos de Jornalismo criados pelo Reuni e as disciplinas vinculadas ao telejornalismo/audiovisual; e b) discorrer sobre os novos lugares de memória, como aporte para o arquivamento online. Como embasamento metodológico, parte-se da abordagem quanti-qualitativa e estratégia de pesquisa exploratório-descritiva, cujo intuito é identificar a ausência ou a presença de acervos audiovisuais online dos cursos selecionados. As considerações sobre esse mapeamento apontam para a visualização de poucas práticas de preservação digital e a necessidade da criação de diretrizes e políticas institucionais para intensificar essa prática, ou que ela seja aderida por essas instituições.

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Biografia do Autor

José Jullian Gomes de Souza, Universidade Federal do Cariri

Jornalista pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Atua no grupo de pesquisa em Estudos e Pesquisas em Jornalismo (CEPEJor). Tem interesses em pesquisas sobre: jornalismo digital, narrativas audiovisuais digitais, memória e informação e telejornalismo.

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Publicado
2020-12-29
Como Citar
SOUZA, J. J. G. DE. Mapeamento da memória audiovisual online dos cursos de Jornalismo originados do Programa Reuni. Informação em Pauta, v. 5, n. 2, p. 155-177, 29 dez. 2020.

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