Mapeamento da memória audiovisual online dos cursos de Jornalismo originados do Programa Reuni
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.44047.155-177Palavras-chave:
Novos lugares de memória., Telejornalismo, Arquivamento audiovisualResumo
Este artigo objetiva investigar o processo de armazenamento da memória audiovisual em plataformas online, a partir dos cursos de Jornalismo criados pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Como objetivo geral busca-se investigar se e como os 15 (quinze) novos cursos de Jornalismo criados pelo Reuni estão arquivando e disponibilizando esses documentos na plataforma online. E os objetivos específicos: a) mapear os novos cursos de Jornalismo criados pelo Reuni e as disciplinas vinculadas ao telejornalismo/audiovisual; e b) discorrer sobre os novos lugares de memória, como aporte para o arquivamento online. Como embasamento metodológico, parte-se da abordagem quanti-qualitativa e estratégia de pesquisa exploratório-descritiva, cujo intuito é identificar a ausência ou a presença de acervos audiovisuais online dos cursos selecionados. As considerações sobre esse mapeamento apontam para a visualização de poucas práticas de preservação digital e a necessidade da criação de diretrizes e políticas institucionais para intensificar essa prática, ou que ela seja aderida por essas instituições.
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