A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem

uma análise entre 2010-2020

Autores

  • Davilene Santos Universidade Federal da Bahia
  • Adriana Serafim
  • Flávia Rosa Universidade Federal da Bahia/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.44072.56-70

Palavras-chave:

Comunicação científica, Interdisciplinaridade, Revisão de Literatura, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho visa realizar um mapeamento a partir da literatura científica brasileira acerca da temática interdisciplinaridade e os processos de aprendizagem em artigo de periódico revisados por pares, e indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre os anos de 2010 e 2020. A pesquisa se constitui de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, adotando a análise de conteúdo como técnica. Foram recuperados 312 artigos através dos descritores utilizados, interdisciplinaridade and processo de aprendizagem, após a análise de conteúdo, esse número foi reduzido para 22 artigos, aos quais foram possíveis verificações mais aprofundadas. As categorias utilizadas para as análises foram: título, resumo, ano de publicação, autoria, palavras-chave, nível, ensino; periódicos e abordagem metodológica. O levantamento permitiu identificar que existem algumas lacunas a serem pesquisadas quanto aos estudos dessa temática em ambos os níveis de ensino, as abordagens mais utilizadas pelos pesquisadores em suas coletas de dados, assim como as revistas científicas que publicam artigos sobre esse tema, subsidiando futuras investigações.

 

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Biografia do Autor

Davilene Santos , Universidade Federal da Bahia

Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Adriana Serafim

Graduação em Adminstração pela Faculdade Batista Brasileira. Especialização em Psicopedagogia.

Flávia Rosa, Universidade Federal da Bahia/UFBA

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, Brasil(2011); Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Editoras Universitárias , Brasil; Professora Titular da Universidade Federal da Bahia, 

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

SANTOS, Davilene Souza; SOUZA, Adriana Serafim de; ROSA, Flávia Goulart Mota Garcia. A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 56–70, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5i2.2020.44072.56-70. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/44072. Acesso em: 28 mar. 2024.