A Competência Crítica em Informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78216.1-19

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Lei 12.244/2010, Bibliotecário escolar, Competência Crítica em Informação, Biblioteconomia Social

Resumo

As bibliotecas escolares são um direito assegurado por lei a todos da comunidade escolar, contudo, passados mais de dez anos da publicação da lei 12.244/2010, elas ainda não foram universalizadas. A existência física da biblioteca não garante que ela se manifeste em toda a sua potência, fazendo imprescindível a presença ativa do bibliotecário escolar. Diante disso, esta pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo discutir a importância da biblioteca e do bibliotecário escolar, destacando a dimensão da competência crítica em informação. É evidenciado, portanto, que a construção de uma sociedade mais justa e democrática requer a aplicação efetiva da lei, contando, inclusive, com um programa de desenvolvimento de competência crítica em informação. É de grande responsabilidade o papel do bibliotecário neste ambiente, pois dependerá dele as proposições de ações produzidas dentro da biblioteca que perpassam as atividades de leitura, literatura, pesquisa e desenvolvimento de competências críticas em informação. Os estudantes precisam compreender tanto como lidar com a informação e suas tarefas de buscar, localizar, avaliar, usar, quanto compreender de modo contextualizado e crítico as produções e os efeitos gerados pela informação na sociedade contemporânea. A articulação da biblioteca escolar com a competência crítica em informação potencializa também a dimensão da Biblioteconomia Social que se faz com a presença de bibliotecários ativos, críticos e conscientes do seu papel social.

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Biografia do Autor

Amanda Vieira da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Brenda L. da Silva Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Deise Varela Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nathalia Danielle Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Graduanda em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares (FAVENI) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2022-06-03

Como Citar

FONSECA, Amanda Vieira da; MEDEIROS, Brenda L. da Silva; FERNANDES, Deise Varela; OLIVEIRA, Nathalia Danielle Fernandes de; TANUS, Gabrielle Francinne de S. C. A Competência Crítica em Informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–19, 2022. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78216.1-19. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78216. Acesso em: 5 nov. 2024.