A Competência Crítica em Informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78216.1-19

Palabras clave:

Biblioteca escolar, Lei 12.244/2010, Bibliotecário escolar, Competência Crítica em Informação, Biblioteconomia Social

Resumen

As bibliotecas escolares são um direito assegurado por lei a todos da comunidade escolar, contudo, passados mais de dez anos da publicação da lei 12.244/2010, elas ainda não foram universalizadas. A existência física da biblioteca não garante que ela se manifeste em toda a sua potência, fazendo imprescindível a presença ativa do bibliotecário escolar. Diante disso, esta pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo discutir a importância da biblioteca e do bibliotecário escolar, destacando a dimensão da competência crítica em informação. É evidenciado, portanto, que a construção de uma sociedade mais justa e democrática requer a aplicação efetiva da lei, contando, inclusive, com um programa de desenvolvimento de competência crítica em informação. É de grande responsabilidade o papel do bibliotecário neste ambiente, pois dependerá dele as proposições de ações produzidas dentro da biblioteca que perpassam as atividades de leitura, literatura, pesquisa e desenvolvimento de competências críticas em informação. Os estudantes precisam compreender tanto como lidar com a informação e suas tarefas de buscar, localizar, avaliar, usar, quanto compreender de modo contextualizado e crítico as produções e os efeitos gerados pela informação na sociedade contemporânea. A articulação da biblioteca escolar com a competência crítica em informação potencializa também a dimensão da Biblioteconomia Social que se faz com a presença de bibliotecários ativos, críticos e conscientes do seu papel social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Vieira da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Brenda L. da Silva Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Deise Varela Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nathalia Danielle Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Graduanda em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares (FAVENI) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Citas

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação. Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, 2009.

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008. p. 41-54.

AMERICAN ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANS. Information power: building partnerships for learning. Chicago: ALA, 1998.

BEHRENS, S. J. A conceptual analysis and historical overview of information literacy. College & Research Libraries, v. 55, n. 4, p. 309- 322, 1994.

BELLUZZO, R. C. B.; SANTOS, C. A. D.; ALMEIDA JUNIOR, O. F. A competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação & Informação, v. 19, n. 2, p. 60-77, 2014. DOI: 10.5433/1981-8920.2014v19n2p60. Acesso em: 09 nov. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 29 out. 2021.

BRISOLA, Anna Cristina. Um embate contemporâneo: informação, desinformação e competência em informação. Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação - XIII CINFORM, Salvador, 2017.

BRISOLA, A. C.; ROMEIRO, N. L. A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 3, p. 68-87, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/100164. Acesso em: 08 nov. 2021.

BUSCHMAN, J. Good news, bad news, and fake news: Going beyond political literacy to democracy and libraries. Journal of Documentation, v. 75, n. 1, p. 213-228, 2019.

CAMPELLO, Bernadete. A competência informacional na educação para o século XXI. In: Bernadete. Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 9-11.

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, [S. l.], v. 32, n. 3, 2004. DOI: 10.18225/ci.inf.v32i3.986. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/986. Acesso em: 12 dez. 2021.

CARDOSO, Ana. Maria Pereira. Pós-modernismo e informação: conceitos complementares? Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.63-79, 1996.

COHEN, Stephanie et al. Roles of the school librarian: empowering student learning and success. New York: Northeast Comprehensive Center, 2019.

COOPER, O. P.; BRAY, Marty. School library media specialist-teacher collaboration: characteristics, challenges, opportunities. TechTrends, Cham, v. 55, n. 4, p. 48-55, 2011.

DIAS, Maria Célia Pessoa Ayres; SANTOS, Lilia Virgínia Martins. Desenvolvimento do acervo das bibliotecas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, Belo Horizonte. ANAIS DO SEGUNDO SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, 2004. Disponível em: http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/309.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 187f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003.

FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca na escola. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2002. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/380/460. Acesso em: 19 dez. 2021.

FURTADO, Cássia. A biblioteca escolar brasileira no sistema educacional da sociedade da informação. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, 2004, Belo Horizonte. ANAIS [...], 2004. Disponível em: http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/317.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.

GARCEZ, Eliane Fioravante. O bibliotecário nas escolas: uma necessidade. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n. 1, 2007. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/492/633. Acesso em: 22 out. 2021.

HARRIS, Christopher. Fact or fiction? Libraries can thrive in the Digital Age. Phi Delta Kappan, Arlington, v. 96, n. 3, p. 20-25, nov. 2014.

IFLA. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. Traduzido por: Rede de Bibliotecas Escolares. Portugal, 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 06 nov. 2021

IFLA. Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar. Traduzido por: Profa. Dra. Neusa Dias de Macedo, São Paulo, 2000. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-manifesto-pt-brazil.pdf. Acesso em: 18 dez. 2021.

JOHNSON, Doug. Power up!/ the new school library. Educational Leadership, Alexandria VA , v. 71, n. 2, p. 84-85, oct. 2013. Disponível em: https://www.ascd.org/el/articles/the-new-school-library. Acesso em: 13 dez. 2021.

KUHLTHAU, C. C. Literacy and learning for the information age. In: STRIPLING, B. K. Learning and libraries in an information age. Englewood: Libraries Unlimited, 1999. p. 3-21.

LAU, Jesús. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. 2007. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.

OBERMAN, C. Avoiding the cereal syndrome or critical thinking in the electronic environment. Library Trends, v. 39, n. 3, p. 189-202, 1991.

OTTONICAR, S. L. C.; CASTRO FILHO, C. M.; SALA, F. A competência em informação aliada as tarefas do bibliotecário escolar. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 1, v. 17, n. 2019, n. 1, 2019. DOI: 10.20396/rdbci.v1i0.8653232. Acesso em: 10 dez. 2021.

OWENS, M. R. State government and libraries. Library Journal, v. 101, n. 1, p. 19-26, jan.1 1976.

SILVEIRA, Lúcia da; VITORINO, Elizete Vieira; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Competência informacional em pesquisadores na área de educação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25. Anais […] Florianópolis, 07 a 10 de julho de 2013. Disponível em: http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1513/1514. Acesso em: 26 nov. 2021.

SPUDEIT, Daniela et al. Criação, implantação e avaliação de um programa de competência em informação em alunos do ensino fundamental. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 885-906, 2017.

TEWELL, Eamon C. The Practice and Promise of Critical Information Literacy: Academic Librarians‘ Involvement in Critical Library Instruction. College & Research Libraries, [S. l.], v. 79, n. 1, p. 10-34, jan. 2018. Disponível em: https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/view/16616. Acesso em: 23 dez. 2021.

VARELA, Aida Varela. A explosão informacional e a mediação na construção do conhecimento. In: MIRANDA, A.; SIMEÃO, E. (Org.). Alfabetização digital e acesso ao conhecimento. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006. p.15-32.

VITORINO, E.V.; PIANTOLA, D. Competência informacional: bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, DF, v.38, n.3, p.130-141, set./dez., 2009.

VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional. Ciência da informação, Brasília, DF, v. 40, n. 1, p. 99-110, jan./abr. 2011.

Publicado

2022-06-03

Cómo citar

FONSECA, Amanda Vieira da; MEDEIROS, Brenda L. da Silva; FERNANDES, Deise Varela; OLIVEIRA, Nathalia Danielle Fernandes de; TANUS, Gabrielle Francinne de S. C. A Competência Crítica em Informação na biblioteca escolar para a construção de uma sociedade democrática. Informação em Pauta, [S. l.], v. 7, n. 00, p. 1–19, 2022. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78216.1-19. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78216. Acesso em: 21 nov. 2024.